Aprenda o segredo de um delicioso Parpadelle à bolonhesa

Massa leva carne moída ou picadinha, alecrim, noz-moscada e fica perfeita com vinho tinto

Por: Fernanda Lopes  -  28/08/21  -  14:18
  Foto: divulgação

Parpadelle à bolonhesa. Este prato delicioso é preparado à base de carne moída ou picadinha, alecrim, noz-moscada e fica perfeito com vinho tinto.


Clique e Assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe acesso completo ao Portal e dezenas de descontos em lojas, restaurantes e serviços!


Ingredientes: 400g de carne moída ou picadinha na faca (patinho ou acém ou paleta com pouca gordura); 1 colher (sopa) de óleo ou azeite; 3 colheres (sopa) de manteiga; 1 cebola picada; 3 dentes de alho picados; 1 cenoura picada em cubinhos; 1 talo de salsão picado em cubinhos; 1 xícara (chá) de vinho branco seco; 2 latas de tomate italiano sem pele (conserve o líquido da lata); 1 ramo de alecrim fresco; 1 pitada de noz-moscada ralada na hora; 1 colher (chá) cheia de sal; 1 pitada de pimenta-do-reino moída na hora e 1 pacote (500g) de parpadelle ou espaguete ou talharim.


Preparo: refogue a cebola e o alho no óleo. Junte a cenoura picadinha e o salsão. Junte a carne e mexa bem com um garfo para que ela fique soltinha. Quando estiver pegando cor, junte o vinho branco e deixe evaporar o álcool por uns dois minutos. Junte os tomates pelados picados e o molho das latas. Junte 1 copo (200 ml) de água quente ou caldo de carne. Coloque sal, o ramo de alecrim e pimenta do reino. Deixe cozinhar em fogo bem baixo por cerca 40 minutos tampado para conservar a umidade — fique de olho para não secar, se precisar vá colocando um pouco de água quente ou caldo de carne. Enquanto isso cozinhe a massa em 5 litros de água fervente com 1 colher cheia de sopa de sal. Quando estiver al dente, retire e junte ao molho. Deixe em fogo baixo por 2 a 3 minutos para pegar sabor. Coloque uma pitada de noz moscada ralada na hora e experimente o sal. Sirva com parmesão ralado e um bom vinho tinto.


Tudo sobre:
Logo A Tribuna