Carreira: Liderança 'afinada' produz melhores resultados

Para manter todos no ritmo, é preciso manter-se próximo, ouvir ideias e fazer com que se sintam parte dessa ‘orquestra'

Por: William Guerra  -  13/06/21  -  17:30
  Levantamento indicou que 53% dos profissionais brasileiros consideram mudar de emprego nos próximos meses
Levantamento indicou que 53% dos profissionais brasileiros consideram mudar de emprego nos próximos meses   Foto: Pixabay

O que é ser um líder? No futebol, um líder é representado pelo capitão de um time que veste e representa as cores do clube no gramado. Em uma orquestra, essa figura surge pelo maestro que rege seus músicos para que a canção saia sem erros.


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Já em uma empresa, o CEO acaba vestindo esse personagem para motivar seus colaboradores e fazer a companhia atingir seus objetivos comerciais. Mas afinal, o que é ser um líder?


Segundo o dicionário online em português, o líder é aquele “que possui autoridade e poder para comandar os demais. Indivíduo que exerce influência no comportamento ou no modo de pensar de alguém. “Com um mundo tão competitivo como o de hoje, essa liderança pode ser exercida de duas formas: pelo físico ou psicológico. Quando se trata necessariamente do setor corporativo, apenas o psicológico sobressai.


Um levantamento realizado pela empresa de tecnologia Kapersky indicou que 53% dos profissionais brasileiros estão considerando mudar de emprego nos próximos meses. O relatório apontou que a pandemia de covid-19 pode ter influenciado os trabalhadores a ter novos interesses profissionais, tendo em vista que 31% dos entrevistados responderam que querem reduzir o estresse gerado no trabalho.


Para tentar driblar a fuga de profissionais, o líder precisa estar próximo do seu colaborador e entender quais são suas necessidades.“Um bom líder precisa saber se relacionar e gostar de pessoas. Ele não pode ser um autoritário. É necessário que ele esteja aberto para ouvir e conversar com os demais.”, explica Marcelo Lico, especialista em Governança Corporativa e sócio-fundador da Crowe, empresa da área de auditoria e consultoria.


Provavelmente ao longo da sua carreira profissional você já deve ter encontrado algum chefe que fica sentado em sua sala e que pouco conversa com os funcionários. Para o especialista, esse movimento, ainda normal no mercado, é a tradução do que um líder não deve ser. Marcelo Lico indica que o chefe de uma empresa não deve ficar numa bolha. “Deve estar sempre acessível para quem quiser falar com ele.”


O líder já nasce líder?


Fazendo um exercício de memória, vamos tentar relembrar como era o nosso período escolar. Você era mais quieto ou mais tagarela? O amigão da turma? Tais características são sinais de liderança que a infância aponta para a vida adulta. Mas só a criança que tomava a frente dos demais poderá vir a ser um líder? Não necessariamente.


O palestrante e especialista em gestão de equipes e encantamento de clientes Alexandre Slivnik explica que todos podem se transformar em bons líderes. “Absolutamente todos os seres humanos podem desenvolver características de liderança. É claro que para algumas pessoas é mais fácil lidar com essa habilidade. Alguns podem precisar de um ano e outros de 10 anos para ser umlíder, mas todos conseguem.”


Slivnik, que também é autor dos livros “O poder da atitude” e “O poder de ser você”, pondera ainda que pessoas que se acostumaram a ser líderes desde criança podem ter esse dom prejudicado na vida adulta. “Este ficou tão habituado a liderar que não ouve mais os outros. Toma as decisões sozinho e esse é o maior erro de um líder. Sempre deve estar aberto a outras ideias e opiniões.”


Marcelo Lico e Alexandre Slivnik reforçam também que todo líder deve estar ciente que seu cargo não é vitalício. Para eles, um bom chefe precisa entender que é saudável para a empresa um processo de treinamento para que uma nova pessoa exerça no futuro o cargo de liderança. “Atualmente já existem setores dentro de empresas que são específicos para esse treinamento. A formação de um novo líder precisa acontecer porque ninguém é eterno.”, avalia Lico.


O especialista em gestão de equipes, Alexandre Slivnik vai mais longe e afirma que as empresas que mais crescem são aquelas que preparam novos líderes. “Infelizmente muitos líderes temem que seus colaboradores roubem seus lugares, mas mais cedo ou mais tarde, isso vai acontecer.”


O peso das más decisões


Conquistar a liderança não é fácil. Ser um exemplo dentro da empresa é uma tarefa difícil, principalmente em um mundo de tantas disputas e egos. Independente do setor, quando a pandemia de covid-19 chegou, decisões de risco precisaram ser tomadas. Muitas delas foram contestadas e algumas não acabaram tendo o sucesso desejado. Com isso, o líder acaba ficando exposto e pode ter seu cargo questionado pelos demais.


Para os analistas, essa é uma situação difícil, mas é bem mais normal que o esperado. “Todo ser humano erra e com o líder não é diferente. O que não pode acontecer é morrer abraçado com o erro. Converse com os outros e assuma o erro.”, analisa Marcelo Lico.


Com a instabilidade da economia, muitas dessas decisões podem também provocar o corte de funcionáriosda empresa. Com a sombra do descrédito dos colaboradores e o peso financeiro que essa má decisão gerou, cabe a esse líder ter uma boa gestão de pessoas. “Um bom chefe aparece também nessa hora. O ser humano é complexo e nem todos devem ser tratados da mesma forma. O líder precisa trabalhar na individualidade porque todos nós temos uma necessidade específica.”, revela Slivnik.


Gabarito do bom líder


Mesmo sendo complexa, há habilidades específicas que levam um profissional a ser um bom líder. Confira as dicas dos especialistas:


  • Ser acessível. Não ficar preso a sua bolha e, se possível, estar no meio da equipe para ouvir a todos;

  • Ter empatia. Gostar de conversar e desenvolver seus colaboradores. O humano é a parte mais importante dentro da empresa;

  • Ter objetivos. Não ser indeciso, saber onde quer chegar e propor desafios à equipe;

  • Poder de convencimento. Ter boas relações com a equipe para convencer os demais que a sua é a melhor estratégia;

  • Estimular e reconhecer. Estar presente para acompanhar o trabalho dos colaboradores e reconhecer o esforço e o resultado alcançado por cada um.

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