Azulejos ganham protagonismo na decoração de ambientes

Os revestimentos, com caráter funcional, é destaque nos projetos graças à diversidade de cores, formatos e estilos

Por: Thaís Lyra  -  02/05/21  -  16:47
  Mix de peças na varanda assinada por Priscila Tressino; na parede, ela utilizou textura e, no chão, explorou os ladrilhos hidráulicos, que estão bastante em alta
Mix de peças na varanda assinada por Priscila Tressino; na parede, ela utilizou textura e, no chão, explorou os ladrilhos hidráulicos, que estão bastante em alta   Foto: Divulgação

Os azulejos vêm se destacando mais e mais nos projetos devido às texturas, cores e formatos para lá de variados. Seja para dentro da casa ou para uma área externa, não vão faltar opções – uma mais bonita do que a outra.


Clique e Assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe acesso completo ao Portal e dezenas de descontos em lojas, restaurantes e serviços!


De acordo com o arquiteto Renato Andrade, com a renovação arquitetônica, essa peça passou a ser vista como protagonista e até de expressão artística. “O uso desse material está cada vez mais inovador, inclusive nas possibilidades funcionais. Vejo o azulejo como um elemento que nos permite registrar, no décor, uma expressão que corrobore com o estilo dos moradores”.


Para a arquiteta Erika Mello, não existe nenhuma regra para a definição das dimensões do azulejo. Entretanto, sua escolha precisa ser cuidadosa e partir do ambiente que o receberá. “Estamos abandonando a ideia do rejunte como um complemento inerente à aplicação dos revestimentos”, observa.


Para cozinhas, por exemplo, que concentram um volume expressivo de gordura por causa do preparo de alimentos, a recomendação é optar por superfícies lisas e com cantos retificados. Os banheiros também merecem uma atenção especial, e as peças maiores, lisas e retificadas são as mais indicadas.


  No projeto de Marina Carvalho, o azulejo da área externa foi o mesmo da cozinha que fica ao lado
No projeto de Marina Carvalho, o azulejo da área externa foi o mesmo da cozinha que fica ao lado   Foto: Divulgação

Combinações variadas


Não é necessário que o azulejo combine 100% com as cores eleitas para as paredes ou que apresente o mesmo tom do mobiliário. Segundo Renato Andrade, é ainda mais bacana a brincadeira de tonalidades, principalmente quando o revestimento se realça no espaço.


Aliás, os azulejos cerâmicos e os ladrilhos hidráulicos com padronagens, desenhos, texturas, formatos e figuras geométricas diferentes permitem a criação de inúmeras possibilidades de aplicações que trazem alegria para qualquer espaço. A arquiteta Marina Carvalho diz que, ao optar por esse tipo de revestimento, o segredo é trabalhar o equilíbrio para evitar que o local acabe ficando exagerado e pesado.


Antes de escolher, é necessário observar o estilo dos ambientes. “Sempre recomendo eleger uma área para destacar. Se a marcenaria e o piso forem lisos, aplique nas paredes. Mas caso a preferência seja realçar o piso, as superfícies das paredes devem ser neutras”.


Para garantir que o revestimento selecionado proporcione resultado agradável, Marina afirma que é importante testar as opções em um projeto 3D. Outro recurso que ajuda nesse processo é a realidade virtual. Nela, a pessoa consegue caminhar pela sua residência, observando tudo antes de ser executado, por meio de um aplicativo.


O queridinho


Entre os materiais mais usados está o ladrilho hidráulico, que virou um dos favoritos nos projetos. Por ser artesanal, a peça oferece inúmeras possibilidades de desenhos e cores. As propostas elaboradas para varandas gourmets costumam trazer combinações criativas e os hidráulicos se destacam bem nessa hora.


“A decoração de estilo rústico combina bastante com esse espaço, que se tornou um dos preferidos das famílias durante a pandemia. Muita gente decidiu investir em reformas e o revestimento é um dos grandes destaques da área”, aponta a arquiteta Priscila Tressino.


Logo A Tribuna