Projetos retrofits são pouco explorados em centros urbanos, diz especialista

Prédios antigos oferecem uma grande oportunidade de investimentos

Por: Sandro Thadeu  -  04/07/22  -  15:25
Atualizado em 05/07/22 - 09:46
Após dois anos parados devido à pandemia, evento voltou a ser presencial
Após dois anos parados devido à pandemia, evento voltou a ser presencial   Foto: Vanessa Rodrigues/AT

Os projetos de retrofit - revitalização de construções antigas para adaptá-las a uma nova realidade, como moradias - é um segmento ainda pouco explorado nos grandes centros urbanos.


Clique, assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe centenas de benefícios!


Essa é avaliação de Maxime Barkatz, sócio-fundador da Ilion Partners, empresa especializada na aquisição e reposicionamento de prédios antigos em São Paulo.


Ele foi um dos participantes do painel Retrofit, como e quando fazer, que abriu a programação vespertina da nona edição Summit da Construção Civil, organizado pelo Grupo Tribuna.


"O retrofit de prédios antigos no centro expandido de São Paulo oferece uma oportunidade de investimento única para um ator especializado que entenda o território e consiga atender os objetivos dos proprietários históricos", disse. Ele apresentou diversos projetos que a empresa vem desenvolvendo no Centro da Capital para atender diferentes públicos.


A arquiteta da MMBB Escritório de Arquitetura de São Paulo Maria João Figueiredo detalhou ao público algumas dificuldades viabilizar o retrofit e que os profissionais da Arquitetura mantém um diálogo constante com os investidores para buscar as melhores soluções.


Durante a explanação, Maria João apresentou os detalhes da modificação de um imóvel comercial na Rua Rego Freitas, no Bairro Vila Buarque, em São Paulo, que está sendo modernizado para ter moradias e estúdios.


Conforme o proprietário da empresa To Fix, Gustavo de Araújo Nunes, existe uma simbiose entre retrofit e o restauro de bens protegidos.


O arquiteto e urbanista destacou que Santos possui cerca de 1.600 imóveis com algum tipo de nível de proteção.


"O retrofit no Centro de Santos vai ser uma tendência para o mercado. Temos muitos imóveis que podem ser recuperados nessa região da Cidade", frisou.


A 9ª edição do Summit da Construção Civil está sendo realizada nesta segunda-feira (4), na sede do Grupo Tribuna, no Centro de Santos.


Esse é o primeiro evento presencial do setor desde o início da pandemia de covid-19, em março de 2020. Com palestras e painéis variados, o Summit tem o objetivo de discutir a importância e o futuro da construção civil com empresários e especialistas desse setor.


Logo A Tribuna