Qual a sua bolha de algoritmos?

O algoritmo é basicamente um loop de feedback em tempo real que adapta o que você consome aos diferentes interesses

Por: Maxwell Rodrigues  -  26/05/22  -  12:01
As redes sociais são uma poderosa ferramenta de análise do comportamento
As redes sociais são uma poderosa ferramenta de análise do comportamento   Foto: Divulgação

As redes sociais são uma poderosa ferramenta de análise do comportamento e é por meio dos seus algoritmos que é possível identificar os interesses do público e o seu comportamento nas diferentes redes.


Os algoritmos das redes sociais são um conjunto de dados e regrinhas estabelecidas, sendo eles os responsáveis por determinar quais conteúdos e quais páginas aparecem primeiro para você na linha do tempo de suas respectivas contas.


Essa bolha onde as pessoas ficam aprisionadas faz com que você veja, enxergue e perceba somente aquilo que te faça sentido conforme seus interesses. Se você gosta e sua interação está direcionada ao futebol, por exemplo, suas mídias e conteúdos irão priorizar esse tema. Se você gosta de porto, como eu, irá ver conteúdo portuário. Mas, qual conteúdo?


O mundo político ficou polarizado desde 2018, muito por conta desse novo universo, onde muitos usam a terminologia do gabinete do ódio referindo-se às mensagens que são postadas de um lado partidário contra o outro. Existem outras terminologias também, mas no fundo tudo isso é irrelevante. Importante mesmo é entender como fugir dessa bolha ou até estourá-la.


A desestatização da autoridade portuária pode estar sofrendo com esse fenômeno, com muitos dos envolvidos consumindo somente uma visão ou ideia do que está ocorrendo. Isso preocupa, pois não conseguimos sair dessa bolha de quem é a favor ou contra a desestatização, para debatermos pontos importantes e que devem ser tratados antes mesmo de se dizer “sou contra” ou “sou a favor”.


Assim como no momento político atual, quem não é a favor da desesta-tização é considerado inimigo e colocado no grupo dos que são do contra. Os debates se afloram e ficam aprisionados nessa bolha de quem tem razão e não de quem quer o melhor para o Porto de Santos.


O algoritmo é basicamente um loop de feedback em tempo real que adapta o que você consome aos diferentes interesses da sua bolha. Ele decide o que será sugerido para os usuários. Se você é a favor, vai consumir a bolha dos favoráveis e se você é contra, estará na bolha dos contrários. Quem irá cuidar dos interesses reais deste processo?


O tempo passa e cada bolha fomenta cada vez mais os interesses em comum daqueles que lá estão. No mundo, podemos dizer que existem 7,8 bilhões de bolhas, um número expressivo e que nos faz refletir em que bolha estamos e como conseguimos sair dela. Assim, conseguiremos acessar novas ideias e percepções, nos permitindo entender que não é a nossa bolha exclusivamente dona da razão, mas permitir “ouvir”, “ver” e sentir o que existe dentro das outras bolhas pode ajudar na navegação em mar calmo com maior lucidez e entendimento do objeto que, muitas vezes, é foco do debate. No nosso caso, o Porto de Santos e o seu futuro, um assunto que é muito sério para a nossa região e que poderá afetar as próximas gerações.


Não sou contra nem a favor, sou do time que quer entender, debater e concluir de fato o que é melhor para quem vive e mora aqui, como eu! Eu me permito sair da minha bolha e consumir outros conteúdos para depois formar minha opinião, mesmo existindo uma força gigantesca do sistema direcionando sempre para que sejamos rotulados como contra ou a favor! Você já se viu dentro da sua bolha? Já tentou entrar em outras? Qual a sua bolha?


Logo A Tribuna