Rodovias da Baixada Santista também devem ficar mais conectadas com a chegada do 5G

No Estado de São Paulo, estão previstos 25 trechos de rodovias federais, com 147 quilômetros

Por: Redação  -  31/07/22  -  20:26
“Há regiões em que temos apenas 20% de conectividade
“Há regiões em que temos apenas 20% de conectividade   Foto: Ilustração

Se as cidades brasileiras querem mais conectividade com o 5G, as rodovias não ficam atrás nesse processo. No entanto, a ideia é ampliar o sinal 4G. Estranho? Nem tanto, segundo as normas do leilão. A obrigação é de conectividade por esse sistema em quase 40 mil quilômetros de estradas pelo País até 2029. No Estado, estão previstos 25 trechos de rodovias federais, com 147 quilômetros.


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“Há regiões em que temos apenas 20% de conectividade. O próprio 4G já seria suficiente para levarmos mais serviços e melhorias na infraestrutura aos usuários de rodovia, com a possibilidade de pedir socorro usando um telefone celular normal (ler na página D-7)”, afirma Afrânio Spolador, diretor de TI da EcoRodovias. “Como as operadoras têm a obrigatoriedade mais rápida em grandes municípios e nós somos cercados por eles, muito provavelmente já teremos uma rede 5G compartilhada com a nossa rodovia”, diz.


Dentre as melhorias, ainda que com a ampliação do 4G, estão a implantação de novos equipamentos (IOT – Internet Of Things, a Internet das Coisas); monitoramento ainda mais eficiente, com informações em tempo real e novos serviços; rodovias com cobertura móvel: Cidades, Agro Conectado, Indústria 4.0 (ver na página D-8); rodovia segura, com rastreabilidade de carga; evolução dos meios de pagamento; veículo conectado (ver na outra matéria da página) e iluminação inteligente.


“O próprio 4G possibilita a iluminação inteligente. Cada luminária se conecta com uma rede celular e, a partir dali, consegue controlar a luminosidade daquela célula específica”, detalha Spolador. A redução de luminosidade, por sua vez, proporciona a redução de consumo. E o sistema também colabora para a eficácia na manutenção, alertando para falhas e luminárias queimadas.


Inteligência artificial e sistema de câmeras: apoio na previsão e prevenção de acidentes, como na DAI – Detecção Automática de Incidentes
Inteligência artificial e sistema de câmeras: apoio na previsão e prevenção de acidentes, como na DAI – Detecção Automática de Incidentes   Foto: Reprodução

Segurança
A maior conectividade também beneficia a segurança. A inteligência artificial, associada ao sistema de câmeras, poderá apoiar na previsão e prevenção de acidentes, como na DAI – Detecção Automática de Incidentes. E isso poderá ajudar a própria polícia, desde que ela também esteja inserida nessa sequência tecnológica.


“Temos imagens de um assalto na Imigrantes. Imagina entregar essa informação direta para o policiamento rodoviário, na palma da mão da viatura de inspeção. Para isso precisamos de conectividade”, exemplifica o diretor de TI da EcoRodovias. “Muitas vezes as viaturas policiais dependem do rádio. Se a gente imaginar um celular ou um pequeno tablet, com a imagem do que está acontecendo em tempo real de determinado local, ele vai conseguir atuar de forma mais rápida e, muitas vezes, mais preventiva. Não precisaria necessariamente do 5G, mas o uso melhor do próprio 4G”, explica.


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