Região em Pauta debate as mudanças climáticas

Próxima edição do projeto do Grupo Tribuna será realizado no dia 30 de maio; inscrições a partir de terça (17)

Por: Redação  -  15/05/22  -  06:12
Atualizado em 16/05/22 - 21:56
As mudanças climáticas serão tema do Região em Pauta no dia 30 de maio
As mudanças climáticas serão tema do Região em Pauta no dia 30 de maio   Foto: Vanessa Rodrigues/AT

Começam na terça-feira (17) as inscrições para o próximo encontro do projeto A Região em Pauta, que este mês focará as mudanças climáticas e como a Baixada Santista está se preparando para os próximos anos. O encontro será dia 30, a partir das 14h30, no auditório do Grupo Tribuna. Faça aqui sua inscrição.


Clique, assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe centenas de benefícios!


Um dos participantes do fórum será Pedro Camarinha, pesquisador na área de Mudanças Climáticas, Impactos, Vulnerabilidade e Adaptação, e um dos autores do estudo feito pelo Governo de São Paulo com projeções para todo o Estado.


Para a Baixada Santista, o estudo apontou a ocorrência de chuvas mais intensas e frequentes, com inundações bruscas, enxurradas, alagamentos, erosão e deslizamentos de terra, especialmente nas regiões de serra; aumento da temperatura média de até 3 graus; pico de dias quentes com temperaturas até 5 graus maiores que as registradas hoje.


O estudo foi encomendado pela Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente do Estado, em parceria com a Deutsche Gesellschaft fürInternationale Zusammenarbeit (GIZ), agência alemã que vem desenvolvendo outros estudos sobre a temática do clima para o Brasil, dentro do Projeto Apoio ao Brasil na Implantação da sua Agenda Nacional de Adaptação à Mudança do Clima (ProAdapta).


A Baixada Santista é a primeira região metropolitana do País a ter sua análise climática feita de forma recortada. Os dados sobre a região foram compilados em um minucioso relatório com mapas, gráficos e análises técnicas e descreve cenários até o final do século, tomando por base as informações sobre precipitação de chuvas e curvas de temperatura da região nos últimos 60 anos, análise de tendências com os cruzamentos desses dados e os índices de poluição atmosférica, especialmente de elementos e gases de efeito estufa, aqueles que interferem diretamente na mudança do clima.



Participantes

Além de Pedro Camarinha, também está confirmada a presença do secretário adjunto de Meio Ambiente do Estado, Eduardo Trani. Também estará presente Angelica Rotondaro, co-fundadora da Alimi Impact Ventures, consultoria focada em trazer escalabilidade para o investimento sustentável no Brasil, e diretora executiva do Climate-Smart Institute, think tank de apoio ao desenvolvimento de negócios pro-clima. Ela também é membro do World Economic Forum Experts Platform, integrante do conselho do Insper Metricis e pesquisadora associada do Centro de Estudo das Organizações-USP.


Participará dos paineis, também, o pesquisador Ronaldo Christofoletti, do campus Baixada Santista da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), e um dos 30 cientistas brasileiros responsável por elaborar o relatório sobre o atual estado dos oceanos para a ONU. Ele falará sobre a relevância dos oceanos na relação de equilíbrio climático dos municípios, especialmente os costeiros.


O secretário de Meio Ambiente de Santos, Marcos Liborio, comporá um dos painéis, trazendo as experiências de Santos nessa área e os resultados do trabalho que vem sendo desenvolvido há sete anos, quando criou um núcleo especialmente focado para o tema.


As inscrições para o fórum sobre mudanças climáticas são gratuitas, mas limitadas, e podem ser feitas clicando aqui, a partir de terça-feira (17).


Logo A Tribuna