O que muda com a chegada do 5G? Fórum promove o debate em Santos

A edição do Região em Pauta, no próximo dia 25, vai abordar a entrada da nova tecnologia no Brasil

Por: Redação  -  13/07/22  -  08:53
A Região em Pauta reunirá especialistas para tratar da nova tecnologia, que chegou ao Brasil no dia 6
A Região em Pauta reunirá especialistas para tratar da nova tecnologia, que chegou ao Brasil no dia 6   Foto: Matheus Tagé/AT

Já estão abertas as inscrições para o quinto fórum de A Região em Pauta deste ano, no próximo dia 25, e o tema é a chegada da tecnologia 5G ao Brasil. O 5G é a nova geração da internet móvel, que chegou oficialmente ao Brasil no dia 6, começando por Brasília.


Clique, assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe centenas de benefícios!


Pelo cronograma previsto pelas empresas que venceram o leilão do 5G em novembro do ano passado, em seguida virão as capitais São Paulo, Belo Horizonte (MG), Porto Alegre (RS) e João Pessoa (PB).


O processo nas capitais deve ser concluído até 2024. Em seguida, haverá escalonamento para que os municípios sejam totalmente beneficiados, de acordo com a quantidade de habitantes. Até dezembro de 2029, a previsão é de que todas as cidades brasileiras sejam cobertas.


O que muda

De imediato, usuários vão se beneficiar de uma maior velocidade de conexão, tanto para baixar quanto para enviar arquivos pelo celular, além de um tempo de resposta mais ágil e maior estabilidade.


O 5G também permite a conexão entre humanos e aparelhos, a chamada Internet das Coisas.


Para que todos os municípios brasileiros tenham condição de receber essa nova tecnologia, é preciso montar infraestrutura de antenas e modificar a legislação para recebê-las.


“As infraestruturas de pequeno porte deverão ser instaladas em topos e fachadas de edificações e no mobiliário urbano. Esses pontos alternativos não estão previstos em lei”, diz o presidente da Associação Brasileira de Infraestrutura para as Telecomunicações (Abrintel), Luciano Stutz, que participará do fórum do dia 25, no auditório do Grupo Tribuna (Rua João Pessoa, 350, Paquetá).


O encontro também contará com outros especialistas, que vão esclarecer o que muda no dia a dia das pessoas, a necessidade de troca de aparelhos para suportar a nova tecnologia, a conectividade nas estradas e em pontos mais distantes.


As vagas para o fórum são gratuitas, mas limitadas, e devem ser feitas no site. O encontro começa às 14h30.


Logo A Tribuna