Municípios da Baixada Santista precisam se preparar para a chegada do 5G

Tema será discutido no próximo dia 25, no A Região em Pauta, em Santos; conheça os painéis e inscreva-se gratuitamente

Por: Redação  -  17/07/22  -  08:54
Para especialistas, a chegada do sinal ao Brasil vai acelerar a transformação digital e revolucionar a forma como a sociedade lida com a web
Para especialistas, a chegada do sinal ao Brasil vai acelerar a transformação digital e revolucionar a forma como a sociedade lida com a web   Foto: AdobeStock

Casas mais conectadas, estradas cobertas com sinal digital em toda a sua extensão, maior velocidade para baixar vídeos e realizar operações pelo celular, novos modelos de negócios e oportunidades. Segundo especialistas, a chegada do sinal 5G ao Brasil vai acelerar a transformação digital e revolucionar a forma como a sociedade se relaciona com a internet móvel.


Clique, assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe centenas de benefícios!


Mas é preciso que as cidades se preparem para receber essa nova tecnologia.


De acordo com a Associação Brasileira de Infraestrutura (Abrintel), apenas 100 dos mais de 5,5 mil municípios do território nacional estavam com leis atualizadas para a instalação de antenas de transmissão do 5G até o final de junho. Câmaras municipais e prefeituras devem alinhar as suas normas à Lei Geral de Antenas (lei federal de número 13.116/2015), que edita as normas gerais referentes a esse setor.


Esses serão alguns dos temas levantados e debatidos no próximo fórum de A Região em Pauta, que terá como foco a chegada do sinal 5G ao Brasil e como a Baixada Santista precisa se preparar para aproveitar esse novo momento.


O encontro, organizado pelo Grupo Tribuna, acontece no dia 25, a partir das 14h30, no auditório do grupo (Rua João Pessoa, 350, Paquetá, em Santos). As inscrições são gratuitas, mas limitadas, e podem ser feitas neste link.


Painéis
No primeiro painel, O que é e como funciona o 5G, Basilio Perez, presidente da Associação Brasileira de Provedores de Internet e Telecomunicações (Abrint) e da Federação Latino-Americana e do Caribe das Associações de Provedores de Internet, falará sobre a chegada dessa tecnologia, o cronograma de implantação nos municípios brasileiros, avanços em relação ao 4G e perspectivas de novos negócios nesse setor.


No segundo painel, Os impactos no dia a dia e nas cidades, Luciano Stutz, presidente da Associação Brasileira de Infraestrutura para Telecomunicações (Abrintel), falará sobre a necessidade de mudança nas legislações municipais para permitir a instalação de novas antenas para celular.


Também estarão presentes nesse painel o diretor de T.I. da EcoRodovias, Afrânio Spolidoro, que falará sobre a conectividade nas estradas e seus benefícios, e o engenheiro de Computação Ricardo Pupo, professor da Fatec em Santos e Praia Grande e sócio-diretor da T2S, empresa de desenvolvimento de sistemas para o setor portuário.


A Região em Pauta é uma iniciativa do Grupo Tribuna e está em seu sétimo ano. Tem por objetivo debater com a sociedade, todos os meses, temas que tenham relevância para os municípios e munícipes da Baixada Santista.


Reportagens das quatro edições deste ano (Educação, Habitações Irregulares, Mudanças Climáticas e Emprego) podem ser acessadas pela internet.


Logo A Tribuna