Tribuna do leitor, de 4 de agosto de 2022

Hoje, com as participações de Nelson Machado, Luiz Vinagre e outros

Por: Redação  -  04/08/22  -  06:06
O evento da Unesco também teve ato simbólico de limpeza da praia do Gonzaga
O evento da Unesco também teve ato simbólico de limpeza da praia do Gonzaga   Foto: Alexsander Ferraz/AT

Parceiro do leitor

Desde dezembro de 2021 eu buscava uma solução para o verdadeiro “atropelódromo” que tínhamos na confluência das ruas Alagoas e Euclides da Cunha, no Gonzaga. Enviei e-mails para Ouvidoria e CET e levei pessoalmente à CET uma carta pedindo a instalação de uma lombada na área a fim de minimizar os acidentes com pedestres que precisavam atravessar pelas 4 faixas totalmente desrespeitadas pelos veículos. Infelizmente, nada despertava a CET da hibernação, até que busquei o melhor “despertador cívico”: parceria com A Tribuna. Uma carta do leitor e pimba: caso resolvido. Por quê? Porque independente de A Tribuna ser um capítulo importante na história da imprensa brasileira com mais de um século de trabalho diário, independente da pessoa jurídica, o jornal tem o mais importante: pessoas físicas dando vida a ele. Foi o time por trás das telas dos monitores que teve a sensibilidade de perceber que o meu pedido era pertinente em defesa da integridade física dos pedestres que sempre são perdedores no confronto com motoristas irresponsáveis. Assim, aqui vai o meu muito obrigado. São atitudes assim que fazem a gente gostar de dizer que A Tribuna é o nosso jornal.

Nelson Machado – Santos


Eleições

Infelizmente, uma considerável parcela de eleitores concentra sua atenção na figura de seu preferido ao cargo de presidente da República e relega a um plano inferior a composição do Congresso, chegando mesmo a ignorar sua importância para a consolidação do regime democrático. Talvez fosse um bom momento para o TRE lançar uma campanha altamente esclarecedora mostrando que o Congresso é um dos pilares da democracia e indispensável ao regime. Como tal, precisa ser composto de deputados e senadores do mais alto gabarito, honestos e republicanos. Um Congresso sem esses requisitos gera uma democracia capenga e prejudicial aos projetos que realmente possam beneficiar a população mais carente.

Orlando Machado - Santos


Santos e Unesco

Por meio do excelente artigo na Tribuna Livre do prefeito Rogério Santos, não posso deixar de registrar esse grande evento que colocou nossa cidade como a Embaixada do Brasil na Unesco. Ele lembrou que quem começou as tratativas para trazer esse evento para a Cidade foi o então prefeito Paulo Alexandre Barbosa. Realmente, pude constatar a organização da Prefeitura pela nossa secretária de Turismo, Selley Storino, e de todos funcionários da Prefeitura, com apoio do Bureau Convention de Santos. A cidade recebeu mais de 100 representantes de países, que elogiaram e ficaram impressionados com Santos, tanto na rede hoteleira como em restaurantes, bares e afins (inclusive foram no jogo do Santos FC contra o Botafogo),pois hoje posso afirmar que depois de Pelé, o embaixador vitalício do Brasil, somos reconhecidos mundialmente... Parabéns a todos envolvidos. Não duvido que voltaremos a abrigar uma nova Expo Cidades Criativas ou outro qualquer megaevento, pois estaremos preparados e com a vantagem de que os profissionais das áreas correlatas foram prestigiados por serem de Santos.

Luiz Vinagre – Santos


Prefeitura responde

Em resposta ao leitor Marcus Aurelio de Carvalho, a Prefeitura de Santos esclarece que a Rua Azevedo Sodré é apenas uma das 61 vias de 10 bairros que vão passar por obras com investimentos oriundos de convênio celebrado pelo Município com o Governo do Estado. Os bairros com maior número de vias contempladas com pavimentação e drenagem, entre outras melhorias, são o Estuário (26 vias), Saboó (14), Rádio Clube (7), na Zona Noroeste - com destaque para a Av. Álvaro Guimarães, que ganhará novo visual (como a Azevedo Sodré) -, e Aparecida (6). A pavimentação envolve serviços preliminares de drenagem, como demolição e reconstrução de guias e sarjetas, novas bocas de lobo e substituição de poços de visita (que dão acesso para manutenção das redes subterrâneas pluviais da Prefeitura). Os projetos incluem, ainda, itens de acessibilidade como execução de rampas nas esquinas, instalação de piso podotátil e novos passeios em concreto desempenado no padrão Calçada para Todos, com paisagismo e lixeiras em concreto.

Diretoria de Comunicação da Prefeitura de Santos


Este artigo é de responsabilidade do autor e não reflete necessariamente a linha editorial e ideológica do Grupo Tribuna. As empresas que formam o Grupo Tribuna não se responsabilizam e nem podem ser responsabilizadas pelos artigos publicados neste espaço.
Ver todos os colunistas
Logo A Tribuna