Tribuna do leitor - 7 de agosto de 2021

Confira as participações deste sábado

Por: Redação  -  07/08/21  -  07:29
 Pessoas cada vez mais utilizam a bicicleta como meio de transporte
Pessoas cada vez mais utilizam a bicicleta como meio de transporte   Foto: Vanessa Rodrigues/ AT

Vão chorar mais


Como presidente da Associação Brasileira de Ciclistas, fico indignado com a falta de sensibilidade das autoridades constituídas em ver mais um ciclista que escolheu a bicicleta como meio de transporte e acaba perdendo a vida num local em que todos os dias a demanda de bicicletas é grande. Mães levando filhos para creches, trabalhadores indo trabalhar, e não tem nenhuma segurança neste local. Mais um trabalhador que tem sua vida ceifada. O acidente ocorreu por volta das 19 horas, na Avenida Penedo, na altura do bairro Catiapoã. Prefeito Kayo Amado, além de não nos receber em seu gabinete, será que tem algum projeto seu para ciclovias. Até agora não vimos nada. Quantos ciclistas vão morrer na Avenida Penedo? São Vicente tem 150 mil ciclistas aguardando sua resposta. Jesse Teixeira Felix - Santos.


Arremedo de político


O inominável ocupante do gabinete presidencial, cuja ignorância moral e intelectual me causa repugnância, não tem a menor noção do significado de solidariedade, compaixão e amor ao próximo. Do nada, atacar a Bruno Covas, falecido recentemente, após uma luta titânica pela vida, foi vil, baixo e execrável. Próprio dos apedeutas. A dignidade de Covas, demonstrada ao longo da sua vida pública, será inalcançável pelo arremedo de político. Sua responsabilidade como prefeito de São Paulo colocou o respeito ao município e ao povo paulistano acima da sua própria saúde, como demandaram o seu caráter e hombridade. Esse foi seu exemplo. Do outro lado, a estupidez humana se alimenta de mentiras, agressões gratuitas e falsas promessas. Não tem amigos, só interesses. Não forma grupo, prefere bandos. Não governa, só quer poder. Em sua bandeira predominam a desordem e o retrocesso. É a personificação do simulacro. Juan Manuel Villarnobo Filho - Santos.


Pets e contentores


Como o caro leitor Raimundo relatou na opinião de domingo, eu como morador do Boqueirão, passeio com meu cachorro todos os dias pelo bairro do Gonzaga e Boqueirão e há uma necessidade gritante de mais lixeira para dispensar os dejetos dos cachorros. Muitas vezes observo que os prédios disponibilizam uma lixeira pendurada, seja nas árvores ou, às vezes, no próprio portão do prédio! Um absurdo isso... um item que devia ser disponibilizado pela Prefeitura ou pela empresa terceirizada. Ficamos à espera de um melhor serviço prestado, pago com nosso dinheiro. Matheus Teodoro - Santos.


Dança Fantasma


A Dança Fantasma foi um movimento religioso desenvolvido entre os índios norte-americanos no século XIX. O ritual incluía movimentos circulares para a esquerda com os índios de mãos dadas, e teve início com os líderes espirituais Pauite Wodziwob (1869) e Wovoka (1889) e se espalhou por diversos povos indígenas, incluindo Cheyenne e Sioux. Através desse ritual, os índios anunciavam ter visões sobre um futuro sem homens brancos e a recuperação das terras indígenas. Claro que isso não agradou os brancos. Os colonos também julgaram que o ritual tratava de preparativos para guerra e acabaram por pedir auxílio do governo. O clima que já estava tenso entre índios e brancos se tornou pior após os rituais da Dança Fantasma. Esses eventos culminaram no Massacre de Wounded Knee em 1890, que acabou por selar o fim do movimento e dizimar os povos Sioux. Após o massacre, a Dança Fantasma se tornou ilegal e continuou sendo praticada de forma clandestina, mas perdeu força com o passar do tempo devido ao medo de novas retaliações. “A alma não teria um arco-íris se os olhos não tivessem lágrimas." (Provérbio Indígena). João Horácio Caramez - Santos.


Tudo sobre:
Este artigo é de responsabilidade do autor e não reflete necessariamente a linha editorial e ideológica do Grupo Tribuna. As empresas que formam o Grupo Tribuna não se responsabilizam e nem podem ser responsabilizadas pelos artigos publicados neste espaço.
Ver todos os colunistas
Logo A Tribuna