Tribuna do Leitor - 6 de fevereiro de 2022

Confira as participações deste domingo

Por: Redação  -  06/02/22  -  06:29
A Tribuninha retorna neste sábado (5)
A Tribuninha retorna neste sábado (5)   Foto: Divulgação

A Tribuninha
Auspiciosa notícia a volta de A Tribuninha. Lembro-me, com saudade, da época em que A Tribuninha circulava semanalmente. Eu aguardava com ansiedade o nosso “pequeno jornal”. Minha professora do 4º ano primário, Dulce Leal, pediu para que eu redigisse um pequeno texto sobre os jardins das nossas praias. Tal incumbência me deixou extremamente orgulhoso. Espero que, com essa iniciativa, outras crianças sejam instadas a escrever. Parabéns, A Tribuna!
Manoel Loyola - Santos


Clique, assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe centenas de benefícios!


Rússia x Ucrânia
A imprensa internacional publica em suas manchetes que Biden e Putin mandam soldados para a periferia da Ucrânia. Errado. Esses dois não mandam soldados para a periferia da Ucrânia. Esses dois mandam filhos de alguém. Mandam irmãos de alguém. Mandam pais de alguém. Mandam velhos amigos de alguém. Que poder esses líderes mundiais, no geral, pensam que têm sobre a vida e a morte de pessoas? Por que não vão, no caso, os dois (e somente os dois) para a periferia da Ucrânia lutar cada um por seus interesses? Assim é fácil deixar aflorar o espírito de beligerância de cada um. Arruma a encrenca e manda os outros brigarem no lugar deles, arriscando a vida. Até quando a bestialidade seguirá dominando as mentes de todos os líderes do planeta? Até quando a humanidade seguirá com a prática da autodestruição?
Pedro dos Santos Neto - Santos


Túnel
Fico pensando, se fosse antigamente, várias obras de grande necessidade no cenário atual já teriam saído do papel. Basta ver que a Via Anchieta foi inaugurada em 1949. Digo isto porque, desde 1956, leio e escuto falar dessa ligação seca entre Vicente de Carvalho e Santos. Várias maquetes, inclusive, já foram expostas ao povo. Há alguns anos, em uma audiência pública na Sociedade Esportiva Itapema sobre o túnel, eu dei a minha opinião ao então diretor da Dersa que, das obras apresentadas, a mais favorável seria o túnel, porque o solo suportaria qualquer tipo de trânsito, até de trens. O grande problema está em quem acreditar e quem teria a coragem de executar tal obra. Será que poderemos acreditar agora nas palavras do presidente Bolsonaro, que deu opinião favorável ao túnel?
Josemilton de S. e Silva - Guarujá


Sugestão
Para acessar o terreno onde, antes, funcionava o Mendes Convention Center, no Campo Grande, em Santos, gostaria de sugerir a implantação de uma entrada pela Rua Pedro Américo, ao menos para atender aos moradores locais, que preferem ir a pé até lá e de forma segura, haja vista que o Extra ao lado deixou de ser uma opção.
Franz Josef Hildinger - Praia Grande


Triste
São chocantes as imagens da morte do jovem congolês Moïse Kabagambe. Saiu de seu país com em busca de uma vida melhor e fugindo da guerra, que matou parte de sua família. É preciso que a punição dos assassinos seja incisiva e rigorosa. Nada devolverá a vida do jovem, infelizmente, mas a justiça é o que ainda resta para a família e todos que assistiram indignados àquelas absurdas imagens.
Clara Campos - Santos


Resposta I
Em resposta à carta do leitor Carlos Alberto Amado Costa, esclarecemos que a campanha Vou de Túnel, criada em julho de 2020, é um movimento popular e empresarial, sem fins lucrativos, que conta com o apoio de mais de 100 empresas e associações de classe, além do aval de mais de 14 mil pessoas que assinam a petição on-line em defesa da construção do túnel imerso para a solução da ligação seca entre Santos e Guarujá, um gargalo histórico da Baixada Santista. O objetivo é informar a população e os gestores públicos sobre as vantagens da obra, tanto para a melhoria da mobilidade urbana e qualidade de vida da população dos municípios envolvidos quanto para o incremento da operação portuária no Porto de Santos.
Campanha Vou de Túnel


Resposta II
Em atenção à carta do leitor Augusto Francisco Rollo de Freitas, a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET-Santos), responsável pela gestão do serviço de transporte público da Cidade, esclarece que o sistema de ar-condicionado foi desativado em toda a frota, com abertura das janelas para circulação do ar, em meio à pandemia da covid-19, seguindo orientações de especialistas e das autoridades de saúde do Município. Até o momento, não houve instrução contrária dos órgãos sanitários que ampare o retorno do sistema de refrigeração nos ônibus municipais, submetidos diariamente a higienização e desinfecção. Em que pese as altas temperaturas registradas, cabe ponderar que, neste momento, todo o País sofre os efeitos danosos da nova cepa do vírus, a Ômicron, com alta de mortes e casos.
Diretoria de Comunicação- Pref. de Santos


Este artigo é de responsabilidade do autor e não reflete necessariamente a linha editorial e ideológica do Grupo Tribuna. As empresas que formam o Grupo Tribuna não se responsabilizam e nem podem ser responsabilizadas pelos artigos publicados neste espaço.
Ver todos os colunistas
Logo A Tribuna