Tribuna do leitor - 30 de julho de 2022

Hoje, com as participações de Caleb Soares, Ibrahim Tauil e outros

Por: Redação  -  30/07/22  -  07:22
Leitor enaltece a ação dos bombeiros, que o ajudaram com presteza após ele sofrer uma queda
Leitor enaltece a ação dos bombeiros, que o ajudaram com presteza após ele sofrer uma queda   Foto: Jordana Langella/ AT

Bombeiros preciosos

Aproveito este espaço para dar meu testemunho sobre as ações de militares da Polícia Militar (Corpo de Bombeiros), componentes do chamado Resgate, fone 192. No dia 11 deste mês de julho sofri uma queda de costas. O acidente me causou ferimentos graves na cabeça, além de duas costelas fraturadas. Nessa emergência, pedestres chamaram o Resgate, que chegou em cinco minutos, socorreu-me com desvelo e presteza, acudindo-me com carinho e removendo-me para o PS da Beneficência Portuguesa. O PM que me deu especial atenção parecia um filho que socorria seu pai ou avô. Tomara que o Estado remunere esses heróis condignamente. O Governo e a sociedade devem muito a eles. Para confirmar essa preciosidade, leiam matéria publicada em A Tribuna no último dia 25, que trata sobre salvamentos de bebês engasgados, salvos por oficiais, chamados Anjos de Fardas.

Caleb Soares - Santos


PPP dos resíduos

É sabido que o maior problema dos resíduos domiciliares são os orgânicos, que representam cerca de 55% dos resíduos gerados. Ocorre que de problema, os resíduos orgânicos podem ser a solução. Durante a Audiência Pública sobre a polêmica PPP do Lixo, sugeri uma PPP específica para os resíduos orgânicos com coleta seletiva e destinação para a compostagem aeróbia e anaeróbia. Esta, através de um Biodigestor Urbano, cuja tecnologia não foi considerada em todo o processo que redundou na incineração. Aliás, já existe um estudo comparando o Biodigestor Anaeróbio e o Incinerador Mass Burn. O mesmo previsto para a Área Continental de Santos. Em todos os quesitos, o Biodigestor foi superior, inclusive na geração de empregos. Com a vantagem de não emitir dioxinas e furanos, as piores substâncias produzidas pelo homem.

Ibrahim Tauil - Santos


Wanderlei Alonso Alba

Irmão Wanderlei Alonso Alba, a sua falta será sentida por todos nós, que sempre o admiramos. Serão eternas saudades dos nossos trabalhos. A pedido de Deus, apenas trocastes de Loja, agora estás no Oriente Eterno. Os grandes homens nunca morrem, apenas desaparecem fisicamente. Seus nomes, suas imagens e ideologias prevalecem nas memórias dos que se fazem presentes fisicamente. Que o Grande Arquiteto do Universo o receba em seus braços. Com carinho, amor e respeito dos irmãos.

Membros das Lojas Florentino Diegues Gonçalves e Castro Alves - Santos


Respeito ao Sagrado

Alguns dias atrás, foi noticiado que uma famosa e atual celebridade brasileira foi barrada em uma igreja na Espanha, por estar vestindo uma roupa transparente. Muitas vezes, quando entro na Igreja do Embaré para fazer minhas orações, percebo que alguns turistas saem da praia e entram na igreja para tirar fotos, muitas vezes com trajes nada adequados para um local sagrado. Não resta dúvida que esta Igreja santista, lindíssima, nada deixa a desejar por qualquer outra do velho continente. Mas o que precisa ser percebido e resgatado é que, além de um ponto turístico, é um templo de oração. Muitos irão achar que estou sendo antiquada, mas creio que precisamos resgatar o respeito e a educação às instituições públicas, e, principalmente, as sagradas. Sugiro aos dirigentes da Basílica do Embaré que coloquem um cartaz na porta da Igreja, com alguns lembretes aos seus visitantes.

Cristina Ferreira - Campinas


Falta de água

Em um telejornal da TV Tribuna desta semana, um telespectador de Guarujá questionou a Sabesp sobre o porquê da falta d'água nos bairros. A resposta da Sabesp que a repórter Tatyana Jorge leu foi que era por causa de uns reparos. Se a resposta da Sabesp for verdadeira, os "reservatórios tiveram quase perda total", porque já está faltando água faz bastante tempo. Antes, faltava água ou diminuía a pressão só durante o dia. Durante a noite, voltava ao normal, com força que dava para encher a caixa-d'água. Agora, durante o dia, mal dá para subir um fiozinho de água na torneira da pia. À noite acaba de vez. Hoje, a cada três ou quatro dias, sou obrigado a ligar a bomba-d'água para encher a caixa. Será que se essa reclamação chegar à Sabesp, a resposta será a mesma que dão aos usuários? Ou seja: uma resposta esfarrapada.

Josemilton de S. Silva – Vicente de Carvalho


Este artigo é de responsabilidade do autor e não reflete necessariamente a linha editorial e ideológica do Grupo Tribuna. As empresas que formam o Grupo Tribuna não se responsabilizam e nem podem ser responsabilizadas pelos artigos publicados neste espaço.
Ver todos os colunistas
Logo A Tribuna