Tribuna do leitor - 24 de fevereiro de 2022

Confira as participações desta quinta-feira

Por: Redação  -  24/02/22  -  06:18
Túnel Rubens Ferreira Martins, em Santos
Túnel Rubens Ferreira Martins, em Santos   Foto: Alexsander Ferraz/AT

Erudição

Admiro, pela sua erudição, o Alcindo Gonçalves, brilhante articulista de A Tribuna. Um cidadão politicamente da esquerda democrática, ou seja,aquela que aceita conviver, sem atritos, com correntes políticas divergentes. Desconfio de pessoas que, por preferirem políticas de direita, criticam com rigor os esquerdistas, tratando-os como se fossem inimigos e não apenas adversários. Ora, uma democracia sadia é a que exibe suas várias correntes políticas divergindo entre si, mas mantendo, sempre, um civilizado respeito de cada uma para com as demais. Mas, infelizmente, nem sempre o próprio presidente Bolsonaro, um direitista, age dessa forma.
Rivaldo Otero - Santos.


Clique, assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe centenas de benefícios!


Túnel abandonado

Com luzes queimadas e falta total de manutenção, é lastimável o estado de abandono do Túnel Rubens F. Martins, pondo em risco a segurança de quem faz uso desse equipamento. Podemos incluir também o Elevado Aristides B. Machado e seu entorno, que se encontra na mesma situação. Com a palavra a Prefeitura de Santos!
Valter Conde Lopes - Santos.


Tragédia em Petrópolis

A tragédia que se abateu sobre Petrópolis já era algo anunciado. Não foi a primeira vez nem será a última até que os governantes criem políticas públicas habitacionais e ambientais para resolver a questão de deslizamentos e enchentes, principalmente em áreas serranas do Brasil. A combinação de fatores de condições climáticas, relevo montanhoso, descaracterização de rios e desmatamento de cobertura vegetal original da Mata Atlântica, além das ocupações em locais de risco, gerou esse resultado, com quase duas centenas de mortos até o momento e um rastro de destruição. É urgente a criação de planos diretores e projetos urbanísticos que contemplem habitações dignas e seguras, concomitantemente com a preservação ambiental afim de evitar que desastres naturais como esse voltem a ocorrer, como o de 2011, no maior evento ligado às fortes chuvas em território nacional, ceifando a vida de mais de 900 pessoas, ou ao menos que minorem seus impactos. Em 2011, choveu 282 milímetros em oito horas na região serrana. Desta vez choveu 240 mm em duas horas, o esperado para o mês inteiro. Eventos climáticos extremos como esse serão cada vez mais comuns devido às mudanças climáticas em curso, mas infelizmente ainda não estamos preparados.
Lufe Bittencourt - Santos
.


Socorro

Quero pagar a conta da CPFL e não consigo. Embora eu tenha reclamado pelo 0800-7744120 e feito um protocolo pela falta do envio da sua conta do mês de janeiro, não fui atendido. Liguei então para a ouvidoria da companhia e fiz outro protocolo, onde pedia uma segunda via. Mas também nada aconteceu. Agora, veio em casa o marcador. Os chineses, donos da CPFL, pensam que nós somos otários, e que eu ficarei quieto, mas eles estão enganados. Vou fazer uma queixa no Procon, pois me está sendo negada a fatura que eu terei de pagar, e eles podem utilizar o argumento para me cortarem a luz por falta de pagamento. Penso que não sou o único com esse problema. As concessionárias dos serviços públicos estão com a mesma mania, querem economizar no papel e na tinta. Penso em quem nos pode ajudar nesse pleito justo e correto. Alô, senhores vereadores e deputados.
Fernando Martins Braga - Santos.


Comando sem honra

Antigamente (e bem antigamente), havia honra nos comandos dos exércitos. Numa guerra os comandantes iam à frente de seus comandados, de forma emblemática e prática. Encorajando a tropa. Hoje, os comandantes mandam filhos de alguém, pais de alguém, marido de alguém, esposa de alguém, mãe de alguém, amigo de alguém para a morte. Literalmente. Mandam para uma guerra que não foi criada por eles, soldados (de ambos os lados), para matar alguém que nunca viram e ser morto por alguém que também nunca viram. Algo está errado ou sou eu que não estou entendendo a lógica da coisa?
Pedro dos Santos Neto - Santos.


Este artigo é de responsabilidade do autor e não reflete necessariamente a linha editorial e ideológica do Grupo Tribuna. As empresas que formam o Grupo Tribuna não se responsabilizam e nem podem ser responsabilizadas pelos artigos publicados neste espaço.
Ver todos os colunistas
Logo A Tribuna