Tribuna do leitor, 2 de maio de 2022

Confira as participações desta segunda-feira

Por: Redação  -  02/05/22  -  06:15
Leitor cobra mais eficiência na atuação da Guarda Municipal de Santos
Leitor cobra mais eficiência na atuação da Guarda Municipal de Santos   Foto: Carlos Nogueira

Direitos extorquidos!

Devido aos fatos criminosos recentes, chegamos à conclusão que os Direitos Constitucionais de ir e vir e de Segurança Pública foram extorquidos. Assim foi com o assassinato brutal do jovem Renan, de 23 anos, quando caminhava com a sua namorada após o trabalho. Aqui na Baixada Santista também diversas pessoas, ao saírem de casa ou quando caminham pelas ruas, são surpreendidas pelos falsos motoboys assaltantes, que sob ameaça de armas de fogo, roubam os celulares e outros pertences, deixando as suas vítimas atônitas ou baleadas. Devido a esses crimes que crescem impunemente, acreditamos que uma das soluções a ser adotada seria o cadastramento de todos aqueles motoboys que trabalham no sistema de delivery. Deveriam ser cadastrados nas diversas empresas comerciais e diversos aplicativos, que prestam serviços. E esses comerciantes proprietários deveriam remeter os dados destes motociclistas às secretarias municipais de segurança pública e de finanças, para providenciarem um "registro cadastral", destinando um número a ser fixado nas caixas de transporte, do lado de fora, visível a todos, constando o nome do estabelecimento comercial e o número do motociclista cadastrado nós órgãos municipais. E também o contratado deverá portar um crachá com os mesmos informes das caixas e o nome, para que os clientes ou pedestres possam identificar os operadores de delivery. Como os crimes são praticados no âmbito municipal, cabem aos municípios, em conjunto com os órgãos estaduais de seguranças públicas. Moradores teriam segurança nos serviços de entrega.

Martinho Leonardo - presidente da sociedade de melhoramentos do bairro Aparecida


Clique, assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe centenas de benefícios!


GCM

Um dos vários ensinamentos que tive quando cursava Economia é que os recursos são finitos e por isso cabe ao bom administrador alocá-los inteligentemente, alcançando, assim, os seus objetivos. Isso dito, não se espera ver um guarda em cada esquina, como frisou o sr. Sérgio Del Bel, secretário de Segurança, mas sim que seja atuante. O exemplo da praia dado por ele, de que você não vê a GMS lá "quando olha pela janela", é preocupante, quando se leva em consideração a população flutuante que a frequenta, e sem falar da ciclovia, onde trafegam milhares de pessoas diariamente. Portanto, é um espaço que também atrai bandidos e que deveria ser alvo de atenção especial. Quanto a sua reclamação de que a GMS está fazendo o trabalho da PM, ela é descabida, pois a polícia municipal foi criada justamente por isso, para preencher essa lacuna, e se não o está fazendo a contento, cabe ao secretário a explicação dos porquês à população que paga os impostos para isso. Por outro lado, gostaria de saber onde está a sinergia entre as duas corporações. Por várias ocasiões, deparei, na praça da Igreja do Embaré, com uma viatura da GMS de um lado, e no outro uma da PM. Ver viaturas de ambas as corporações, estacionadas a menos de 100 mts entre si, também não é raro. Com esses exemplos, fica a dúvida se não haveria desperdício de recursos, que são finitos.

Ademir Alonso Rodrigues - Santos


Time grande

Time grande não é o que tem mais título ou mais dinheiro. É aquele que tem história, identidade, cultura, camisa "pesada", conhecido e respeitado internacionalmente. Fiquei muito feliz em ver a camisa do meu Timão fazendo parte da peça teatral "Futebol", em cartaz no Teatro Regional da Serra do Montemuro, em Portugal. Parabenizo os flamenguistas pelo mesmo privilégio.

Wagner Fernandes Guardia - São Vicente


São Vicente

Ratos circulam durante o dia dentro da Escola de Surf na Praia do Itararé e também dentro do Clube Ilha Porchat. A Praça 21 Irmãos e a Praia dos Milionários são pontos de ladrões em qualquer horário. Durante a temporada de verão havia carros da PM em frente ao restaurante Mangute e outros PMs de moto rondavam a região. O lixo não acumulava nas calçadas e praias. O sr. Prefeito precisa urgentemente resolver a questão do lixo e segurança de forma efetiva, todo ano somos abandonados ao descaso após o verão.

Fernanda Pateo - São Vicente


Este artigo é de responsabilidade do autor e não reflete necessariamente a linha editorial e ideológica do Grupo Tribuna. As empresas que formam o Grupo Tribuna não se responsabilizam e nem podem ser responsabilizadas pelos artigos publicados neste espaço.
Ver todos os colunistas
Logo A Tribuna