Tribuna do leitor - 2 de agosto de 2021

Confira as participações desta segunda-feira

Por: ATribuna.com.br  -  02/08/21  -  06:56
 Ônibus municipal de Santos
Ônibus municipal de Santos   Foto: Vanessa Rodrigues/AT

Voto auditável


O ser humano tem como maiores privilégios a vida e a liberdade. Para que ele possa viver em sua plenitude o direito de expressar suas opiniões dentro dos limites legais, é fundamental que possamos viver em plena democracia, assegurando direitos e obrigações. Para o exercício pleno de viver a vida com liberdade, temos que ter a certeza de que os nossos representantes foram democraticamente eleitos e expressam nos seus atos a vontade da sociedade. Fui candidato a vereador em Santos e fiquei na suplência. Aceitei o resultado das urnas com naturalidade e longe de mim questionar as apurações, não só por acreditar na Justiça Eleitoral, assim como por falta de qualquer elemento probatório para questionamento quanto à lisura do pleito. De qualquer forma, quanto mais controle e transparência do processo de votação e apuração, melhor para todos e, por isto, nesta seara da discussão do voto auditável, sem qualquer paixão emocional político-partidária, me atrevo a opinar ser oportuno que seja inserido o mecanismo de impressão do voto e que o mesmo fique na urna sem acesso físico ao eleitor, exceto a visualização do mesmo antes de confirmar, como aliás é feito na maioria esmagadora dos países que usam o sistema de urnas eletrônicas. Implantado o voto digital impresso, ganha a democracia, ganhamos todos nós. Elias Carneiro Jr - Santos.


Clique e Assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe acesso completo ao Portal e dezenas de descontos em lojas, restaurantes e serviços!


Espiritualidade Divina


Vós sois o templo de Deus, e o espírito de Deus reside em vós”. É a presença do espírito divino, a água da vida, que põe fim à sede devoradora do descontentamento mortal e àquela indescritível fome da mente humana não espiritualizada. As almas regadas pela água divina são todas como que independentes do ambiente material quanto às alegrias do viver e às satisfações da existência terrena. Elas estão espiritualmente iluminadas e refrescadas, moralmente fortalecidas e dotadas. O espírito nunca constrange, apenas guia. Seu predomínio jamais é matizado pela coação, nem comprometido pela compulsão. “O Reino de Deus não é comida e bebida, mas retidão, paz e harmonia." João Horácio Caramez - Santos.


Faixa de ônibus


Agradeço à CET-Santos sobre o cancelamento da faixa de ônibus na entrada da Cidade, porém solicito a retirada integral da faixa depois do Cemitério do Saboó, sentido Centro. Temos visto um placar eletrônico e uma placa com os dizeres no horário de pico: “Faixa de ônibus liberada para tráfego”. Prezados, nós vivemos numa Cidade que possui apenas três acessos: praia, morro e antigo matadouro. Se, no horário de pico, a faixa exclusiva de ônibus é cancelada neste trecho, para que mantê-la? Temos veículos vindos de São Paulo, Cubatão, São Vicente e Praia Grande que se amontoam neste trecho porque as três faixas viram duas para veículos, e por várias vezes os carros ficam se espremendo enquanto a faixa de ônibus permanece vazia. Para que insistir com algo que não tem dado certo? Sandro R. dos Santos - Santos.


Moradores das ruas


Nesses dias mais frios, não há como não pensar nas pessoas que perambulam pelas ruas, abrigadas debaixo de marquises ou em frente a estabelecimentos fechados. Em alguns pontos das cidades, há verdadeiras barracas montadas com plásticos, papelões e caixas. Felizmente, muitas entidades existem para oferecer alimentos, cobertores e agasalhos, mas é preciso reconhecer o trabalho das prefeituras também, que insistem com essas pessoas para que aceitem ir aos abrigos municipais, onde a infraestrutura é melhor. Muitos não querem ir e se colocam em risco, como ocorreu na Capital, onde um morador em situação de rua foi encontrado morto, provavelmente por causa do frio. Até onde vai o direito de escolha, mesmo diante do risco de vida, e quando começa o direito das prefeituras obrigarem-nos a seguir para os abrigos, pelo menos nesses dias mais frios? maria rosa santos silva - Guarujá.


O tempo dirá


Como sugere a letra da música Só O Tempo Dirá, interpretada pela banda Tribo de Jah, podemos dizer que “dar poder a presidentes fascistas é o mesmo que dá-lo aos porcos”. Com todo respeito aos suínos. Oswaldo Baptista Pereira Filho - São Vicente.


Tudo sobre:
Este artigo é de responsabilidade do autor e não reflete necessariamente a linha editorial e ideológica do Grupo Tribuna. As empresas que formam o Grupo Tribuna não se responsabilizam e nem podem ser responsabilizadas pelos artigos publicados neste espaço.
Ver todos os colunistas
Logo A Tribuna