Tribuna do Leitor - 1º de novembro de 2021

Participações de Luciano Lousada, Franz Josef Hidinger, Wagner Guardia, Pedro dos Santos Neto e Carlos D. N. Neto

Por: Redação  -  01/11/21  -  06:57
"Nossa economia está destruída, o povo está morrendo de fome, o mal-estar social e má qualidade de vida são a regra no Brasil porque toda economia brasileira gira em torno dos preços dos combustíveis", diz leitor   Foto: André Motta de Souza/Agência Petrobras

Condepasa

Vimos parabenizar o excelente comentário do missivista João Caramez, assíduo colaborador desta coluna do leitor, tecendo de modo claro e objetivo este monumental desserviço que presta à sociedade chamado Condepasa, ente esse que se presta a atitudes arbitrárias, eivadas de posições antidemocráticas, e o pior: não respeitando o nosso estado democrático de direito. O total absurdo no tombamento da residência da Avenida Conselheiro Nébias, 586, sem quaisquer observância ao contraditório, a ação dúbia daqueles que assim o fizeram. Será importante que este ente intitulado Condepasa esclareça aos santistas como funciona, quantos colaboradores tem, quem é o seu dirigente, se os que lá trabalham passam por concursos públicos, como é indicado o gestor desse ente, salários, onde se localiza. Nossa total e irrestrita solidariedade aos proprietários do imóvel.

Luciano Claro Lousada - Santos


Petrobras

A Petrobras lucrou R$ 60,7 bilhões no terceiro trimestre deste ano, ou seja, um crescimento de 81,7% na comparação com o mesmo período do ano passado, e ainda diz que vai dobrar a remuneração dos acionistas. Nossa economia está destruída, o povo está morrendo de fome, o mal-estar social e má qualidade de vida são a regra no Brasil porque toda economia brasileira gira em torno dos preços dos combustíveis. Tudo isso se deve ao Governo Bolsonaro, que não tem coragem de chamar para si a responsabilidade de anular a prática parasitária de Preço de Paridade de Importação - PPI. Congelar os combustíveis no valor máximo não resolverá nada. É preciso utilizar o preço de custo na formação de preços para diminuir pela metade o preço na refinaria, para tentar chegar pelo menos no nível da Argentina, que vende a gasolina a R$ 3,10 por litro. A Petrobras precisa voltar a ser a Petrobras, se é que me entendem.

Franz Josef Hidinger - Praia Grande


Nosso presidente

“Verás que um filho teu não foge à luta”. Mas verás um presidente que foge de assuntos importantes ao país, de debates, de entrevistas e da conferência mundial sobre mudanças climáticas.

Wagner Fernandes Guardia - São Vicente


Capitalismo

Com relação à carta do sr. Danilo Sallum, de ontem, em primeiro lugar lamento o que está acontecendo com ele e os demais comerciantes que estão prestes a perder seus sustentos naquele local por falta de empatia da diretoria do Assaí. Em segundo lugar, digo que o capitalismo nada tem a ver com o fato, pois o dinheiro é um objeto inanimado, ou seja, não tem vida própria. O problema está com algumas pessoas que o manipulam. Como diz a frase: "Não existe capitalismo selvagem. O que existe são selvagens manipulando o capitalismo." Boa sorte.

Pedro dos Santos Neto - Santos


Mérito e demérito

Não tenho qualquer interesse em discutir o mérito ou o demérito da decisão do STF ao declarar imprescritível o ato de “injúria racial”, pois a socialdemagogia não é área de minha competência. Todavia, gostaria de entender e questionar as razões, especialmente as funcionais, para que essa mesma corte continue desinteressada pelo tema, achando normal que os crimes praticados por agentes públicos (eleitos ou concursados) contra o erário continuem dormindo nas gavetas enquanto aguardam pela prescrição.

Carlos D. N. da Gama Neto - Santos


Este artigo é de responsabilidade do autor e não reflete necessariamente a linha editorial e ideológica do Grupo Tribuna. As empresas que formam o Grupo Tribuna não se responsabilizam e nem podem ser responsabilizadas pelos artigos publicados neste espaço.
Ver todos os colunistas
Logo A Tribuna