Porto se recupera na temporada e sonha alto na Champions

Equipe portuguesa supera decepções nas competições nacionais com sucessos na Europa

Por: Bruno Rios  -  02/04/21  -  13:45
  Foto: Divulgação/FCP

Com um trabalho de recuperação ao estilo formiguinha na temporada, o Porto chega em abril como um dos destaques não só no futebol português como também no continente europeu. Mesmo dez pontos atrás do rival Sporting no campeonato nacional, a equipe e seus torcedores têm motivos para comemorar, pois o clube segue vivo na busca pelo tricampeonato na Liga dos Campeões da Europa.


Clique e Assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe acesso completo ao Portal e dezenas de descontos em lojas, restaurantes e serviços!


Vencedor do torneio interclubes mais famoso do mundo em 1987 e 2004, o Porto surpreendeu muita gente ao eliminar a Juventus de Cristiano Ronaldo nas oitavas de final e terá pela frente o Chelsea nas quartas. Devido aos desdobramentos da pandemia e restrições de voos, os jogos de ida e volta entre portugueses e ingleses serão em campo neutro, em Sevilla, na Espanha, na próxima quarta-feira (7) e no dia 13 de abril. E isso pode ser uma boa aos portistas.


Sem a possibilidade de contar com o público nas arquibancadas do Estádio do Dragão e do Stamford Bridge, as partidas serão decididas única e exclusivamente dentro das quatro linhas. Embora tenha um elenco mais humilde que o da equipe inglesa, acostumada aos grandes embates na rica Premier League, o Porto pode sonhar com voos mais altos, graças a um inesperado equilíbrio tático alcançado pelo treinador Sérgio Conceição, que havia sido muito criticado pelos torcedores nos últimos meses.


Tudo porque, no ambiente doméstico, o Porto deu alguns vacilos difíceis de serem compreendidos, como deixar o Sporting abrir uma diferença gigantesca no Campeonato Português e ser eliminado na semifinal da Taça de Portugal para o Braga. Contudo, em gramados europeus, parece haver uma transformação. Apoiado em um forte sistema defensivo, com nomes como o ótimo goleiro argentino Marchesin e o veterano zagueiro luso-brasileiro Pepe, de 38 anos, a equipe segue avançando na Champions.


Além deles, outro destaque do time é o meia Sérgio Oliveira, que vai na contramão do que é comum no mundo do futebol e tem agora, aos 28 anos, a primeira temporada realmente de encher os olhos na carreira. Não à toa, renovou contrato até 2025, assim como o meia brasileiro Otávio, revelado pelo Internacional e considerado por muitos o motorzinho do time.


No ataque, o centroavante Marega, de Mali, impressiona. Daqui a duas semanas, ele fará 30 anos, mas segue aliando força física e talento como poucos. E o cenário deve ficar ainda melhor no segundo semestre, quando chegará ao time portista a revelação brasileira Pepê, que foi vendido no começo do ano pelo Grêmio. Presente e futuro vêm dando motivos para sorrir.


Após a pausa de duas semanas para os jogos das seleções nacionais pelas Eliminatórias da Copa de 2022, o Porto voltará a campo neste sábado (3), contra o Santa Clara, no último desafio antes da primeira partida contra o Chelsea. Um time misto deve ir a campo, pois ao contrário de outras vezes, as seleções fizeram três partidas na Data Fifa, em vez das habituais duas, e o Porto teve 11 atletas cedidos a diversos países.


Para quem pensava que a temporada 2020/2021 havia praticamente acabado ainda no primeiro semestre, o Porto mostra estar mais vivo do que nunca e a história prova que duvidar desse clube é um péssimo negócio.


Tudo sobre:
Este artigo é de responsabilidade do autor e não reflete necessariamente a linha editorial e ideológica do Grupo Tribuna. As empresas que formam o Grupo Tribuna não se responsabilizam e nem podem ser responsabilizadas pelos artigos publicados neste espaço.
Ver todos os colunistas
Logo A Tribuna