Palmeiras apela para a arrogância em campanha publicitária
Clube erra com o “Verde é a cor da inveja”
“Verde é a cor da inveja”, diz a campanha publicitária do novo uniforme do Palmeiras. No embalo da conquista do decacampeonato brasileiro, clube e Puma, fabricante do material esportivo, entoam um discurso tão arrogante quanto desnecessário.
Com as redes sociais ganhando cada vez mais força, provocações e deboches deixaram de ser novidade. Mesmo os clubes embarcam na onda em momentos vitoriosos. O fato é que, no caso do Palmeiras, dava para ter valorizado a conquista e evitado a soberba. Ainda que tudo não passe de brincadeira, ou mesmo estratégia publicitária, o rebaixamento da esperança e a promoção da inveja para a definição do verde – se é que cores têm qualquer significado – não caiu bem.
Além disso, há um erro claro na construção do slogan. Se o verde é a cor da inveja e do clube, dá para concluir que o Palmeiras é quem tem inveja. A meu ver, correto seria dizer que o verde é a cor que provoca inveja nos adversários.
Enquanto perdemos tempo e oportunidade de desenvolver atividades com valor, os clubes europeus dão exemplo nas redes sociais. É comum por lá um clube cumprimentar um arquirrival quando este alcança uma conquista internacional, por exemplo. Ou seja, não bastasse a evidente desvantagem dentro de campo, fora dele também ficamos para trás.
Valorizar-se em momentos de vitória faz parte, mas é bom tomar cuidado. O São Paulo tricampeão brasileiro em 2006, 2007 e 2008 se intitulou “soberano”. De lá para cá, soberana é sua má fase.
Confira a nova campnha publicitária do Palmeiras: