Uma Carta de Amor a Santos

Sou feliz por ter a minha história fortemente enraizada nesta cidade

Por: Paulo de Jesus  -  29/01/22  -  06:16
  Foto: ATribuna.com.br

Nesta última quarta-feira (26) comemoramos o 476° aniversário da Cidade de Santos, a terra da caridade e da liberdade. O coração se enche de amor e ternura em pensar que somos brindados, diariamente, com a possibilidade de viver nesse cantinho do mundo tão lindo e acolhedor. Aqui, nos sentimos em casa, cada rua, esquina ou praça encontramos um amigo, um colega ou nos vem a mente uma memória feliz das nossas vidas.


Clique, assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe centenas de benefícios!


São tantos encantos construídos pela nossa gente tão trabalhadora e dedicada que este singelo texto jamais conseguiria contemplar. O maior jardim de orla de praia do mundo (Guinness Book), o encanto dos Morros, Centro Histórico, o maior Porto da América Latina, Santos Futebol Clube, Aquário, Orquidário, Museu de Pesca, Pinacoteca, cada lugar reserva um espaço de emoção e carinho. Sem contar o nosso modo de ser e agir que é tão marcante e encantador, vejamos a maneira como empregamos o pronome 'tu', o nosso 'vamos para a cidade' quando nos referimos ao Centro são apenas alguns exemplos do nosso jeito tão peculiar de viver que nos faz tão especiais, nos faz tão 'santistas'.


Olhando para a minha existência, noto quão forte é o laço que mantenho com essa terra. Iniciei meus estudos no Colégio Santista. Depois, já na vida acadêmica, fiz faculdade de Direito em nossa querida Universidade Católica de Santos, e lá estou há mais de vinte anos (desde aluno a professor). Na Advocacia não foi diferente, pois trilhei minha carreira em nossa cidade apesar de convites para atuar em outros centros profissionais. Sempre criei obstáculos dos mais variados para aqui ficar. Mantive o 'escritório na praia' como nos ensinou o saudoso Chorão e a banda santista Charlie Brown Jr.


Com relação à minha família, desde a chegada do meu bisavô da Ilha da Madeira que aqui se estabeleceu e não mais saiu, residimos todos na nossa Santos, em especial, a minha filha Laura de Jesus, que há 7 anos aqui nasceu e vive desde então. Ah! Ela que me pediu que escrevesse o nome dela assim, com sobrenome, para não ser confundida! Em outras palavras, o nosso amor está onde o nosso coração está e é aqui bem pertinho da praia esse lugar.


Por esses motivos, e por tantos outros, sou feliz por ter a minha história fortemente enraizada nesta cidade. Com os pés na areia da praia e os olhos voltados para o mar, somos nós, caiçaras, apaixonados por nossa terra da caridade e da liberdade! E a cada novo dia construímos, com suor, uma vida melhor para todos os que aqui vivem e contribuem para um Brasil com uma alma mais santista! Parabéns, Santos! Obrigado!


Tudo sobre:
Este artigo é de responsabilidade do autor e não reflete necessariamente a linha editorial e ideológica do Grupo Tribuna. As empresas que formam o Grupo Tribuna não se responsabilizam e nem podem ser responsabilizadas pelos artigos publicados neste espaço.
Ver todos os colunistas
Logo A Tribuna