Alguém precisa dar um basta na condução caótica da pandemia

A falta de liderança por parte do governo federal e o negacionismo colocaram o Brasil no topo da lista dos países onde mais se morre por Covid-19 no mundo

Por: Júnior Bozzella  -  22/03/21  -  09:18
  Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

O pesadelo que estamos vivendo no Brasil desde que se iniciou a pandemia vem ganhando contornos de uma catástrofe. A falta de liderança por parte do governo federal e o negacionismo colocaram o Brasil no topo da lista dos países onde mais se morre por Covid-19 no mundo.


Clique e Assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe acesso completo ao Portal, GloboPlay grátis e descontos em dezenas de lojas, restaurantes e serviços!


Na condição de deputado federal venho há meses alertando e cobrando, em vão, uma ação do governo. Nas últimas semanas extrapolamos todos os limites, vimos o desespero de prefeitos e governadores assistindo municípios e estados sucumbirem à doença. Sem leitos hospitalares para tratar os pacientes, sem insumos, sem profissionais capacitados e sem vacinas o Brasil hoje é a personificação do colapso. Diante disso apresentei na última sexta-feira (19) requerimento solicitando a instituição de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), pelo prazo de 120 dias, com a finalidade de investigar os casos de omissões e irregularidades nas políticas públicas promovidas pelo Governo Federal, por meio do Ministério da Saúde, referentes à pandemia provocada pelo Coronavírus.


Não posso assistir calado o cenário da pandemia se agravando em todos os estados com as redes pública e particular de saúde absolutamente saturaras e fingir que está tudo bem, que o país está no caminho certo e que o presidente da república não tem sido omisso e irresponsável. O Brasil se aproxima hoje dos 300 mil mortos pela Covid-19 e já soma mais de 12 milhões de infectados, com uma média diária de 3 mil óbitos.


Qualquer indivíduo com o mínimo de humanidade fica indignado em ver que o total de mortes pela Covid-19 no Brasil, em um ano, ultrapassa as vítimas de Aids no País durante os últimos 23 anos, e é superior às mortes causadas pelas bombas atômicas de Hiroshima e Nagasaki juntas.


A situação é tão caótica que até o Supremo Tribunal Federal (STF) foi obrigado a intervir para garantir suporte técnico e financeiro para a expansão da rede de UTIs nos Estados do Maranhão, São Paulo e Bahia, que haviam sido cortados pelo Ministério da Saúde. Como chegamos até aqui? Com a negligência irresponsável do presidente da república Jair Bolsonaro e sua equipe. É um crime o que está acontecendo no Brasil e os culpados precisam ser responsabilizados e punidos.


Nesta mesma semana recebi uma das notícias mais tristes do ano, a confirmação da morte do meu irmão, Senador Major Olímpio, mais uma das quase 300 mil vítimas do holocausto em que se transformou a pandemia no nosso país em virtude da total falta de responsabilidade, competência e humanidade por parte do Governo Bolsonaro. O Olímpio lutou até o final por um Brasil mais digno para o povo, pela justiça e pela verdade e foi um grande defensor da vacina. Não foi em vão. Eu vou honrar essa luta até o fim!


Estou trabalhando arduamente na Câmara dos Deputados para conseguir as 171 assinaturas necessárias para dar sequência à CPI da Covid, com a esperança que os demais pares não se acovardarão diante de tanta negligência e também exigirão respostas daqueles que tinham por obrigação conduzir o país para fora do caos mas nada fizeram.


Este artigo é de responsabilidade do autor e não reflete necessariamente a linha editorial e ideológica do Grupo Tribuna. As empresas que formam o Grupo Tribuna não se responsabilizam e nem podem ser responsabilizadas pelos artigos publicados neste espaço.
Ver todos os colunistas
Logo A Tribuna