Estudo e isolamento social

Entenda como estudar nesse momento

Por: Martha Vergine  -  25/03/20  -  11:10
Há que se tirar proveito do estar consigo mesmo, ainda que obrigatório
Há que se tirar proveito do estar consigo mesmo, ainda que obrigatório   Foto: Imagem ilustrativa/Pixabay

Estamos vivendo um momento social nunca vivido ou até imaginado! O mundo todo está unido com o objetivo de controlar uma pandemia que tirou a maioria das pessoas de suas rotinas.


As escolas e universidades suspenderam as aulas presenciais, os concursos e provas foram suspensos, as pessoas foram orientadas a passar a maior parte de tempo possível em casa, além disso, empresas interromperam suas atividades, parte do comércio e ambientes de convívio comum também foram orientados a  fecharem suas portas.


Em contrapartida a tecnologia tomou um espaço muito grande na vida das pessoas, o consumo e produção de conteúdo aumentou significativamente. Estamos vivendo uma verdadeira obesidade de informações virtuais.


Eu sempre digo que tudo em excesso faz mal, o equilíbrio é sempre o melhor caminho. Ante a grande oferta de cursos, entretenimento e informações muitas vezes nos sentimos perdidos. Apesar de sermos forçados a ficar em casa e passarmos a ter tempo para fazer tantas coisas que não tínhamos tempo para fazer antes, às vezes a sensação é de que os dias estão mais curtos.


Tenha cuidado com esse momento de excesso de informações. Atenção ao que está acrescentando aos seus objetivos e metas e ao que está apenas te afastando de seus propósitos. Foque nos conteúdos que estão dentro dos seus propósitos.


Aproveite esse tempo para ocupar o seu dia com coisas úteis, para turbinar os seus estudos e acelerar a sua aprovação.


Entenda que esse momento é passageiro e quando tudo isso acabar, os concursos e provas voltarão a acontecer e você precisa estar preparado, então este momento de isolamento é adequado para que você estude ainda mais.


Estou postando diversos conteúdos nas redes sociais sobre como se organizar nesse momento de excesso de informações e acesso a conteúdos diversificados. Fique de olho, pois tenho dicas valiosas para que você se organize nesse momento e não perca o foco.


Te convido a participar do clube do livro, todos os dias às 17h e também das Lives com conteúdos relacionados aos estudos e técnicas aos domingos, terças e quintas às 20h.


Tenha em mente que esse é um momento de acelerar em relação aos estudos, ocupar seu tempo da melhor forma possível e não de parar e deixar o pânico ditar a sua rotina.


Alimentar o pânico, a ansiedade ou outros sentimentos do tipo não vão te ajudar em nada, muito pelo contrário, tornarão esse período de isolamento social necessário mais desafiador.


Estamos vivendo algo atípico, porém é passageiro. Cada um precisa fazer a sua parte, se você não está no grupo de profissionais que precisa continuar suas atividades pelo bem social, fique em casa, tome as medidas necessárias em relação a higiene pessoal e limpeza dos ambientes e ocupe sua mente com coisas úteis.


Lembre-se, sempre que precisar, conte comigo nessa jornada!


Este artigo é de responsabilidade do autor e não reflete necessariamente a linha editorial e ideológica do Grupo Tribuna. As empresas que formam o Grupo Tribuna não se responsabilizam e nem podem ser responsabilizadas pelos artigos publicados neste espaço.
Ver todos os colunistas
Logo A Tribuna