Bicicletas são veículos, sim
São muitas as vantagens do uso da bicicleta, que vem crescendo na região. É preciso olhar mais atento para esse setor
![O aumento na venda de bicicletas no ano passado foi superior a 30%](http://atribuna.inf.br/storage/Opinião/Editorial_A_Tribuna/censurado2020884412253.webp)
Quando se fala em Maio Amarelo, mês dedicado à conscientização sobre a segurança no trânsito, as ações que logo vêm à pauta são a combinação de álcool e direção, o respeito à sinalização e limites de velocidade, uso de capacete por motociclistas e cuidado nas estradas, especialmente em finais de semana prolongados.
Pouco ou nada se fala sobre o uso da bicicleta, que cada vez mais se torna o meio de transporte de famílias e milhares de trabalhadores. Os números comprovam: a Associação Brasileira do Setor de Bicicletas aponta um aumento superior a 30% nas vendas de bicicletas no ano passado. O cenário fica ainda maior e mais claro com o incremento de outra variante, a bicicleta elétrica.
Com o preço da gasolina nas alturas, muitos trabalhadores optaram pelas e-bikes, como são chamadas, o que fez as vendas dispararem: no ano passado, houve aumento de 27,3%, ou 40.891 unidades vendidas a mais, em relação ao ano anterior.
Seja pela facilidade de locomoção, valor menor em manutenção ou consciência ambiental, fato é que as bicicletas convencionais e as e-bikes devem, sim, ser consideradas veículos e, portanto, entrar na lista de políticas públicas nos quesitos segurança no trânsito, obrigações por parte dos ciclistas, investimento em ciclovias e na integração destas com outros modais.
A Baixada Santista tem 324 quilômetros de ciclovias implantadas. Dos nove municípios, destacam-se Praia Grande, com 99 quilômetros de ciclovias e ciclofaixas, Guarujá, com 70 quilômetros distribuídos na orla das praias e nas principais avenidas, e Santos, com 57,4 quilômetros em 32 pistas, que cortam toda a extensão da orla, os canais e algumas das principais avenidas, incluindo a Zona Noroeste.
Usuários de bicicletas não são apenas os eventuais, de final de semana, que pedalam como passeio e lazer. Hoje, a bicicleta é meio de transporte de centenas de milhares de trabalhadores, e a melhor imagem para ilustrar essa certeza é que se vê nas primeiras horas do dia, na travessia de balsas entre Santos e Guarujá, ou transitando pela ciclovia da orla de Santos.