Mobilização contra o aumento de 50% na travessia de balsas entre Santos e Guarujá

A medida afeta 23 mil veículos que se utilizam da travessia diariamente

Por: Caio França  -  09/02/22  -  07:06
A travessia é considerada o maior sistema de travessia de balsa do País.
A travessia é considerada o maior sistema de travessia de balsa do País.   Foto: Silvio Luiz/Arquivo/AT

Após a extinção da Dersa, que integrou amplo projeto de desestatização proposto pelo Executivo, em 2019, aprovado pela Assembleia Legislativa de São Paulo em apoio ao enxugamento da máquina pública, pairava no ar uma preocupação em relação aos próximos passos que o governo estadual reservaria para a solução do problema da travessia de balsas, que aflige o cidadão metropolitano e os turistas que visitam a Baixada Santista ano inteiro.


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Imediatamente questionamos a Secretaria Estadual de Logística e Transportes, que assumiria o gerenciamento até a privatização da empresa. Por meio do mandato parlamentar, protocolamos requerimentos de informação questionando os detalhes sobre a concessão do serviço e o sistema de modernização das travessias, uma demanda antiga de quem se utiliza diariamente do modal.


A ausência de respostas mais transparentes já denotava que as ações estão sendo realizadas na ordem inversa. Primeiro extinguiu-se a empresa para depois refletir sobre o que seria feito com os serviços essenciais que ela prestava. Uma medida que expõe fragilidades, não valoriza o planejamento e frustra a expectativa dos usuários.


Dessa forma, passados dois anos, os gestores municipais das duas Cidades (Santos/ Guarujá) que conectam o sistema de travessia foram surpreendidos com as informações que constam da proposta estadual de privatização das balsas, que prevê aumento em cerca de 50% nos valores das tarifas, passando dos atuais R$ 12,30 para R$ 18,41. Os prefeitos de Santos, Rogerio Santos e de Guarujá, Válter Suman entendem que o aumento vai na contramão do processo de retomada econômica tão incentivado pelo governo estadual e foram às redes sociais compartilhar essa preocupação.


A medida afeta 23 mil veículos que se utilizam da travessia diariamente, considerado o maior sistema de travessia de balsa do País. Dessa forma, estamos promovendo um abaixo assinado em repúdio ao modelo de privatização das balsas pelo governo estadual, se você puder contribuir com a sua assinatura é só acessar este link. Já solicitei reunião com a Secretaria Estadual de Logística e Transporte para debater o assunto com representantes da região e pedir revisão imediata dessa medida. Junte-se a nós nesse coro contra o aumento de 50% na travessia entre Santos e Guarujá.


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