Cientista afirma ter certeza de que existem alienígenas em Júpiter

Teoria é de responsabilidade da professora de Ciências Planetárias e Espaciais da Universidade de Liverpool Hope, na Inglaterra, Monica Grady

Por: Alexandre Lopes  -  10/02/20  -  11:23

Volta e meia aparece por aí algum cientista afirmando ter encontrado vida extraterrestre em algum lugar perdido do universo. Desta vez, a responsável pela teoria foi Monica Grady, professora de Ciências Planetárias e Espaciais da Universidade de Liverpool Hope, na Inglaterra.


De acordo com ela, os 'ETs' estariam escondidos em Europa, um dos vários satélites naturais de Júpiter, que foi descoberto por Galileu em 1610. "É uma aposta segura", disse ela à revista Phys.org durante entrevista. Ela vai além e garante que não está falando de vírus, bactérias ou afins, e sim coisas maiores. Bem maiores. E que, por incrível que pareça, quem mora no litoral de São Paulo está cansado de ver, no Aquário, e até de comer, em restaurantes de frutos do mar.


Muito se fala de uma futura colônia em Marte. Para Mônica, porém, o máximo que os humanos encontraram por lá são bactérias. "Europa seria protegida da radiação solar, o que significa que existe a possibilidade de haver gelo intacto, o que pode ser uma fonte de água. Temos mais chances de encontrar modos de vida com uma inteligência semelhante a de um polvo terráqueo", diz.


Segundo os cientistas, Europa é coberta por uma camada de até 24 km de gelo, o que facilitaria a presença de várias formas de vida nos oceanos que teoricamente estariam submersos. Essa água seria salgada e existiriam correntes hidrotérmicas que aumentam as chances de vida.


A teoria de Grady, porém, tem fins de ficção científica. No filme 'Viagem à Lua de Júpiter', de 2013, seis astronautas embarcam em uma missão com fundos privados para o satélite de Júpiter. Lá, encontram criaturas semelhantes a polvos que vivem abaixo da superfície.


Na entrevista, a cientista também afirmou que as condições ambientais que levaram à vida para a Terra são 'altamente prováveis' de serem replicadas em outros lugares. "Nosso sistema solar não é um sistema planetário particularmente especial, tanto quanto sabemos, e ainda não exploramos todas as estrelas da galáxia. Acho provável que existe vida em outro lugar e acho provável que seja feita dos mesmos elementos", disse.


Clique aqui para conferir o artigo completo: https://phys.org/news/2020-02-certainty-life-europa-mars-uk.html


Este artigo é de responsabilidade do autor e não reflete necessariamente a linha editorial e ideológica do Grupo Tribuna. As empresas que formam o Grupo Tribuna não se responsabilizam e nem podem ser responsabilizadas pelos artigos publicados neste espaço.
Ver todos os colunistas
Logo A Tribuna