Setor turístico ficou mais digital durante a pandemia

Pesquisa do Sebrae mostra que 85% das empresas dependem das redes para vendas

Por: Da Redação  -  22/08/21  -  12:14
 Mais de sete, em cada 10 pequenos negócios em Turismo, apostavam em ferramentas digitais em março
Mais de sete, em cada 10 pequenos negócios em Turismo, apostavam em ferramentas digitais em março   Foto: Reprodução/Unsplash

O setor de turismo foi um dos que mais sofreram economicamente com a pandemia, com 91% dos pequenos negócios registrando queda de faturamento. Justamente por isso, foi preciso inovar, se reinventar e, principalmente, se digitalizar.


De acordo com pesquisa do Sebrae em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV), o segmento foi o que mais recorreu aos canais digitais durante a crise: 85% das empresas dependem das redes on-line para realizar vendas, segundo dados de março deste ano.


De acordo com a 11ª Pesquisa de Impacto da Pandemia do Coronavírus nas Micro e Pequenas Empresas, o recorde é superior à média geral (67%) e seis pontos percentuais acima do segundo colocado, que é o setor de pet shops (79%). Em comparação a maio do ano passado, 73% dos pequenos negócios de turismo apostavam em ferramentas digitais, seja redes sociais ou sites.


“Com apenas 9% dos estabelecimentos funcionando da mesma forma que na pré-pandemia, a digitalização das micro e pequenas empresas do turismo foi uma das saídas encontradas pelos empreendedores que compõem as atividades do setor”, reforça Carlos Melles, presidente do Sebrae.


Retorno


O forte investimento no digital deu resultado. Para 48% das empresas do segmento, mais da metade da receita bruta vem do comércio eletrônico. “A pandemia fez com que os pequenos negócios se vissem forçados a comercializar seus produtos pela internet e os setores mais atingidos absorveram essa necessidade, como o turismo e a economia criativa”.


A inovação do setor para sobreviver à crise envolve desde oferecer vouchers com desconto para roteiros futuros até a criação de novos produtos, como o Viajando em Casa, idealizado pela Casa de Turismo com a Pó de Estrelas, especializada na produção de eventos.


Juntas, elas vendem caixas temáticas de lugares diferentes e destino surpresa. Barcelona, Portugal e Cuba já tiveram destaque; em janeiro, foi o Uruguai.


Na Rede


Ao considerar redes sociais como WhatsApp, Instagram e Facebook, o turismo também é o setor que mais utiliza esses meios para faturar. Já pelo levantamento, realizado em novembro, as plataformas mais utilizadas pelos pequenos negócios são WhatsApp (84%), Instagram (54%), Facebook (51%) e site próprio (23%). O aplicativo de mensagens ganhou mais importância aos pequenos empreendedores com a chegada do WhatsApp Pay, em maio, que permite realizar pagamentos de forma mais fácil.


Na Internet


“A pandemia fez com que os pequenos negócios se vissem forçados a comercializar seus produtos pela internet e os setores mais atingidos absorveram essa necessidade, como o turismo e a economia criativa” - Carlos Melles, presidente do Sebrae


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