Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro lança projeto de visitas on-line 3D

Viagem virtual por obras de arte; em cartaz, cinco grandes exposições

Por: Da Redação  -  21/03/21  -  16:32
Visita ainda garante um mergulho na arquitetura, no acervo e na história do MAM
Visita ainda garante um mergulho na arquitetura, no acervo e na história do MAM   Foto: Fábio Souza/Divulgação

O Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro lançou quarta-feira (17) o MAM Rio 3D, projeto de visitas virtuais em 3D pelas exposições. A abertura conta com cinco exposições recentemente realizadas no espaço cultural. E é uma ótima oportunidade de se fazer aquela viagem segura, pela telinha do computador, tablet ou celulares.


Clique e Assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe acesso completo ao Portal, GloboPlay grátis e descontos em dezenas de lojas, restaurantes e serviços!


Em cartaz nesteendereço eletrônico, a panorâmica Irmãos Campana - 35 Revoluções, a maior exposição já dedicada à dupla de designers Fernando e Humberto Campana em 35 anos de trajetória; e a mostra Realce que, através de mais de 50 trabalhos de vertentes e períodos variados, revela a abrangência e a diversidade do acervo do MAM Rio, com obras de Adriana Varejão, Cildo Meireles, Lygia Clark, Mira Schendel e Tunga, entre outros.


Também inaugura o projeto a exposição Cosmococa - programa in progress: núcleo poético de Quasi-Cinema, com cinco imagens fotográficas oferecidas em doação ao MAM pelo Projeto Hélio Oiticica e pelo cineasta Neville Dalmeida. Com curadoria de Fernando Cocchiarale e Fernanda Lopes, a seleção envolve imagens originalmente feitas em slide para serem projetadas nos ambientes dos Bloco-Experiências in Cosmococa – programa in progress,criados em 1973, em Nova York.


Outra oportunidade de visita virtual que o projeto oferece é a exposição Hélio Oiticica: a dança na minha experiência, montada recentemente no Salão Monumental do MAM Rio, em parceria com o Masp.


A mostra reuniu cerca de 100 obras de Hélio Oiticica (1937-1980) relacionadas ao ritmo, à música, ao corpo e à dança, sob a curadoria de Adriano Pedrosa e Tomás Toledo, respectivamente diretor artístico e curador-chefe da instituição paulista. Completa a montagem a obra Bandeira Brasileira (2019-2021), do artista e carnavalesco Leandro Vieira.


Mergulho na arquitetura


Mais do que conhecer as exposições e acessar conteúdos expandidos de áudio e vídeo, a visita permitirá um mergulho completo na arquitetura, nos objetos e na história do MAM Rio, contemplando os 39.750 metros quadrados que incluem o Bloco Expositivo de três andares; o Bloco Escola, que abriga um dos departamentos de pesquisa e documentação de arte mais relevantes do Brasil, além da Cinemateca do MAM, um centro de patrimônio e memória audiovisual.


De acordo com o diretor executivo da instituição, Fabio Szwarcwald, “o objetivo do MAM Rio 3D é atuar como uma ferramenta de educação e inclusão, tornando o museu acessível a quem não pode visitá-lo fisicamente. Queremos que todos desfrutem dos conteúdos que o MAM oferece”.


A diretora de relações institucionais do MAM, Lucimara Letelier, lembra que museus de todo o mundo, principalmente com a crise da pandemia de covid-19, estão buscando apoio para realizar experiências com as tecnologias de realidade aumentada e virtual, trazendo experiências imersivas capazes de levar as pessoas a um conceito de museu repleto de conteúdos interativos. “Nesse sentido, este projeto integra nossa busca de investimentos no tripé arte-educação-cultura, no ambiente digital”.


A iniciativa tem patrocínio da Aliansce Sonae Shopping Centers, considerada a maior administradora de shoppings do País.


Sobre o MAM Rio


O MAM Rio é uma instituição cultural constituída como uma sociedade civil de interesse público, sem fins lucrativos, apoiada por pessoas físicas e por empresas, que tem atualmente, como parceiro estratégico, o Instituto Cultural Vale e como patrocinador master o Grupo PetraGold, a Petrobras e a Ternium.


Desde janeiro de 2020, a nova gestão do MAM Rio deu início a um processo de profunda transformação institucional, envolvendo novas ideias, novos fluxos de trabalho e novas atitudes.


As ações do processo de transformação buscam coerência com o projeto original do museu, pautado pelo tripé arte-educação-cultura.


Tecnologia


O MAM Rio 3D conta com a tecnologia do Matterport, equipamento capaz de gerar resolução de fotos profissionais (134 megapixels) e precisão 3D.O recurso foi viabilizado atravésda parceria com a Media Glass.


A empresa realizou um mapeamento das áreas do museu por fotos panorâmicas 360°.A visualização destas áreas de forma real em três dimensõese a navegação pelo ambiente mapeado, proporciona a sensação de estar fisicamente no local, devido à profundidadee à proporcionalidade dos objetos no espaço.


Tudo sobre:
Logo A Tribuna