Cruzeiros: a vitrine do Brasil e sua importância para Santos

Os navios, cuja ocupação não deve exceder 75%, devem aplicar teste de covid-19 em pelo menos 10% dos tripulantes

Por: Marcos Lucas, coluna Aviesp  -  05/12/21  -  20:37
Não é por pouco que as viagens de cruzeiros marítimos chamam a atenção dos brasileiros
Não é por pouco que as viagens de cruzeiros marítimos chamam a atenção dos brasileiros   Foto: Matheus Tagé/AT

O mar tem paraísos quase inexplorados que aguardam novos visitantes. Estamos falando de uma infinidade de oportunidades de lugares que se somam a exuberantes paisagens. Não é por pouco que as viagens de cruzeiros marítimos chamam a atenção dos brasileiros.


Clique, assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe centenas de benefícios!


Esse estilo se tornou uma vitrine para os viajantes conhecerem diversos destinos de maneira dinâmica. De acordo com o Estudo de Perfil e Impactos Econômicos de Cruzeiros Marítimos no Brasil – Temporada 2019/2020, realizado pela Clia Brasil e pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), quase 92% dos cruzeiristas desejam realizar uma nova viagem, e 87% querem retornar ao lugar de escala. Os locais nacionais mais procurados pelos brasileiros são Rio de Janeiro, Santos, Salvador, Angra dos Reis, Balneário Camboriú, Búzios, Cabo Frio, Fortaleza, Ilha Grande, Ilhabela, Ilhéus, Itajaí, Maceió, Porto Belo e Ubatuba. Interessante lembrar que, em média, 30% deles são estrangeiros e deixam nessas cidades recursos interessantes em gastos de viagem.


E quando o assunto é retomada do turismo com segurança, o Brasil faz a sua lição de casa. A Anvisa aprovou regras sanitárias para cruzeiros na costa brasileira. Dentre elas, importante ressaltar a obrigatoriedade de vacinação contra a covid-19,exceção às crianças e pessoas não elegíveis à vacina, e o preenchimento do formulário relatando eventuais sintomas gripais ou contato com alguém infectado. Os navios, cuja ocupação não deve exceder 75%, devem aplicar teste de covid-19 em pelo menos 10% dos tripulantes e os viajantes deverão usar máscara e respeitar o distanciamento social.


Ao observar o cenário da retomada, vejo que impulsionamos uma enorme demanda reprimida, ou seja, as pessoas que já estavam ansiosas para viajar começaram a se planejar para os próximos meses. Segundo pesquisa da Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados (Seade), realizada em agosto, com as secretarias estaduais de Governo e de Turismo e Viagens, a preocupação com o vírus continua forte, mas, com o avanço da vacinação, os paulistas se sentem mais seguros para sair de casa.


Isso justifica que 55% dos entrevistados mencionam que pretendem viajar entre os últimos meses de 2021 e o ano de 2022.Neste cenário, cresce, e muito, a necessidade de resolução ao debate sobre o terminal de passageiros do Porto de Santos: o (in)desejado projeto do terminal de fertilizantes ou a opção do Valongo (que nos parece ser o desejo da maioria) ?


Porém, se, assim como eu, você também preza por uma viagem segura, aconselho que consulte um agente de viagens. Segundo a Clia Brasil, eles são responsáveis por 90% das vendas de cruzeiros do País. E para uma trajeto ainda mais seguro, veja a lista de agências associadas à Abav-SP | Aviesp por meio do site www.abavspaviesp.com.br.


Marcos Lucas, vice-presidente de assuntos do interior da Abav-SP | Aviesp (contato: marcos@aviesp.org.br)


Logo A Tribuna