Motoristas profissionais têm até dia 8 para se inscrever em curso da CET

Aulas são obrigatórias, e quem não fizer está sujeito a sanções

Por: Thiago Silva*  -  03/02/22  -  20:29
Motoristas de táxi estão entre os que precisam fazer o curso da CET
Motoristas de táxi estão entre os que precisam fazer o curso da CET   Foto: Unsplash

A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET-Santos) abriu inscrições para o Curso de Aperfeiçoamento Profissional de Motoristas para o mês de fevereiro. O curso é obrigatório para motoristas que pretendem trabalhar como taxista, condutor de veículo escolar e de autolotação. As inscrições vão até o dia 8.


No total, 40 vagas foram liberadas para a realização do curso, que ocorrerá entre os dias 14 e 22 na CET (Av. Rangel Pestana, 100, Vila Mathias) em duas turmas: às 8h e às 10h30.

As vagas serão preenchidas conforme a ordem de acesso ao portal da CET-Santos e a apresentação da documentação correta solicitada (foto legível da CNH e cópia do comprovante de residência com data máxima de 90 dias), dentro do prazo estabelecido.


O curso é realizado há mais de 20 anos e tem como principal objetivo capacitar motoristas devidamente habilitados para o exercício da atividade de taxista ou condutor de veículos de autolotação e transporte escolar. Para os motoristas de aplicativo, a realização do curso não é obrigatória.


O condutor que não realizar o curso, não poderá exercer a atividade em Santos e estará sujeito às sanções previstas nos regulamentos. O curso é gratuito e oferecido mensalmente, com inscrições abertas no início de cada mês.


Queixas comuns

De acordo com a CET, fumar dentro do carro e recusar passageiros (taxistas), além de não cumprir o itinerário e recusar passageiros de gratuidade (autolotação) são os problemas mais comuns, conforme as queixas dos usuários sobre os serviços.


Para realizar uma queixa, os usuários podem entrar em contato pelo número 0800-7719-194. Após a reclamação, o motorista é convocado a comparecer à CET. Ele pode ser advertido ou até mesmo ter a autorização cassada, dependendo do número de ocorrências registradas.


*Reportagem feita como parte do projeto Laboratório de Notícias A Tribuna - UniSantos sob supervisão do professor Eduardo Cavalcanti e do diretor de Conteúdo do Grupo Tribuna, Alexandre Lopes.


Tudo sobre:
Logo A Tribuna