Festival do Imigrante faz homenagem a mais de 10 países neste fim de semana

O evento, que conta com diferentes atrações, acontece até domingo (21) no Centro de Santos

Por: Giovanna Corerato*  -  19/11/21  -  22:22
Barraca representando a gastronomia da Espanha é uma das várias atrações do festival
Barraca representando a gastronomia da Espanha é uma das várias atrações do festival   Foto: Divulgação/Prefeitura de Santos

O Festival do Imigrante celebra, até domingo (21), no Centro de Santos, os povos que se estabeleceram no Brasil. Apresentações de dança, músicas típicas, artesanato e oficinas são algumas das atrações, junto com o espaço gastronômico, onde foram montadas barracas de salgados, doces e bebidas típicas, representando Japão, Estados Unidos, países árabes, Bélgica, França, Itália, Paraguai, Portugal, Espanha e Brasil. O espaço, que funciona das 11h às 18h, está montado em frente à Igreja do Valongo.


Clique, assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe centenas de benefícios!


A programação deste sábado (20) inclui palestras e workshops. A aula ministrada pelo chef Paulo Moratori e o culinarista Giany Gonze Tellini, ‘Italia, turdilli calabrese’, vai ensinar a preparar um doce natalino típico italiano. As inscrições estão encerradas, devido ao preenchimento das 20 vagas disponibilizadas. O workshop acontece às 15h, no Museu do Café (Rua XV de Novembro, 95).


Ainda no sábado, no mesmo local, acontece a palestra ‘Pesquisando documentos de família’. Trata-se de uma oportunidade para os participantes aprenderem a buscar os registros de seus antepassados imigrantes. As vagas também são limitadas.


A programação continua no domingo (21). A partir das 16h, o workshop ‘As Mariposas’ apresentará, no Museu do Café, um bate-papo sobre diversas questões que marcam o cotidiano das mulheres negras, promovendo o reconhecimento da importância cultural das tradições africanas.


No Museu Pelé, haverá aulas para os interessados na cultura dos povos imigrantes. Das 11h às 12h e das 12h às 13h, acontecem oficinas de origamis de animais e flores, respectivamente. A partir das 14h, uma oficina mostrará danças circulares gregas, e às 16h, dança espanhola. Além da grande diversidade gastronômica e de workshops, o Festival do Imigrante terá uma exposição de carros antigos sábado e domingo, das 11h às 16h.


A Bolsa do Café e a Casa da Frontaria Azulejada são alguns dos monumentos históricos do Centro que o público poderá visitar no passeio ‘Imigração em Santos’, que ocorre também no sábado e no domingo, com saídas da Praça Mauá, às 12h, 14h30 e 16h. O passeio, que será acompanhado por um guia turístico, é gratuito e não necessita de inscrição.


*Reportagem feita como parte do projeto Laboratório de Notícias A Tribuna-UniSantos sob supervisão da professora Lidiane Diniz e do diretor de Conteúdo do Grupo Tribuna, Alexandre Lopes.


Tudo sobre:
Logo A Tribuna