Dose Acústica lança primeiro álbum autoral com gosto de anos 80 e 90

A banda, que faz pop-rock romântico, aponta a dificuldade na divulgação fora da internet

Por: Giovanna Corerato*  -  05/10/21  -  18:28
Atualizado em 06/10/21 - 08:57
 O Dose Acústica completa 11 anos na cena musical santista
O Dose Acústica completa 11 anos na cena musical santista   Foto: Divulgação

Com influência do som dos anos 80 e 90, a banda santista Dose Acústica, formada em 2010, lançou na última sexta-feira (1º) seu primeiro álbum autoral, homônimo. Ele tem 10 faixas, incluindo o single “Melhor de Mim”, e está no YouTube e em todas as plataformas de streaming de áudio..


Clique e Assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe acesso completo ao Portal e dezenas de descontos em lojas, restaurantes e serviços!


“O álbum fala de amor, relacionamentos que não deram certo, e um pouco do cotidiano também”, conta o guitarrista e compositor Orlando Souza. A banda, que tem influências de grupos como Legião Urbana, Titãs, Oasis e Blur, explica que o trabalho reúne músicas românticas no estilo pop com uma pitada de rock, muitas guitarras distorcidas e trilhas bem radiofônicas.


Souza diz que o álbum é resultado de muito trabalho. Ele aponta que a falta de recursos e espaço para a divulgação, principalmente fora da internet, acaba sendo um desafio. Para ele, há grande dificuldade em encontrar casas de shows e bares onde músicos possam mostrar trabalho autoral, e não apenas covers. “O desafio já começa em conseguir captar o recurso para gravar, porque não é nada barato”, explica.


A banda, de cinco integrantes, começou com Orlando Souza (guitarra, violão e composição), Ivan Gomes (vocal) e Evan Júnior (bateria) que se conheciam desde a infância. Samir Martins (guitarra) conheceu os três integrantes num posto de gasolina. “Ele viu a gente com um violão, e daí a amizade fluiu”, conta o guitarrista. Já Felipe Levi (baixo e vocal) entrou na banda por conta de um aplicativo para encontrar músicos próximos, e não foi diferente. Ele acredita que o grupo se reuniu por um amor em comum, o rock.


Sobre o nome da banda, Souza explicou que “Dose” foi inspirado no refrão da música “Por que a gente é assim?”, do Barão Vermelho. Já o “Acústica” surgiu do formato que a banda iniciou, apenas com violão e cajon.


* Reportagem feita como parte do projeto Laboratório de Notícias A Tribuna - UniSantos sob supervisão da professora Lidiane Diniz e do diretor de Conteúdo do Grupo Tribuna, Alexandre Lopes.


Logo A Tribuna