Com quase 60 rotatórias instaladas e planos para expansão, Santos reduz acidentes de trânsito

Contudo, usuários apontam que respeito à preferencial ainda é um problema nesses locais

Por: Thiago Silva*  -  16/11/21  -  19:18
Atualizado em 18/11/21 - 12:09
Cidade vai encerrar o ano com mais de 60 rotatórias, de acordo com a CET-Santos
Cidade vai encerrar o ano com mais de 60 rotatórias, de acordo com a CET-Santos   Foto: Divulgação/CET

A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET-Santos) registrou queda de 65% nos acidentes em cruzamentos com rotatórias instaladas há pelo menos um ano em Santos. O índice foi obtido a partir das análises de colisões e outras ocorrências de trânsito nos 12 meses anteriores às instalações e igual período pós-implantação. Diante do resultado, há planos para que a Cidade ganhe mais rotatórias nos próximos meses.


Clique, assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe centenas de benefícios!


Dos 20 mil cruzamentos viários do Município, 56 contam com rotatórias. Quatro delas foram implantadas ano passado. Este ano, sete já foram instaladas e há projetos para mais seis até dezembro. A CET-Santos considera as rotatórias úteis para melhorar o ordenamento do tráfego e ampliar as condições de segurança dos condutores.


“A principal função das rotatórias é evitar acidentes em vias com trânsito secundário”, explica o arquiteto e urbanista Augusto Muniz Campos. Ele diz que as rotatórias são instaladas quando estatísticas apontam vários acidentes em um local, além de serem, no ponto de vista econômico, a melhor opção.


Para o motorista de aplicativo Mauro Aparecido da Silva Coutinho, as rotatórias na Cidade são boas e não atrapalham o fluxo. “Ajudam muito, porque são melhores que os semáforos. Basta o pessoal tomar consciência e obedecer”.


Contudo, obedecer é a parte complicada, diz o também motorista de aplicativo Carlos Alberto Pontes Dias de Carvalho. Ele aponta que diversos condutores utilizam as rotatórias de modo errado, sem respeitar a preferencial. De acordo com a CET-Santos, nas rotatórias, o motorista que começar o trajeto primeiro tem a preferência.


*Reportagem feita como parte do projeto Laboratório de Notícias A Tribuna - UniSantos sob supervisão do professor Eduardo Cavalcanti e do diretor de Conteúdo do Grupo Tribuna, Alexandre Lopes.


Tudo sobre:
Logo A Tribuna