Vazamento de esgoto na Zona Noroeste de Santos toma conta de calçada e incomoda pedestres

Moradores relatam forte odor na via e garantem que o problema piora quando a maré sobe

Por: ATribuna.com.br  -  09/11/21  -  16:17
 Vazamento de esgoto atinge a Rua Abílio dos Santos, no Chico de Paula.
Vazamento de esgoto atinge a Rua Abílio dos Santos, no Chico de Paula.   Foto: Arquivo Pessoal

Quem passa pela Rua Abílio dos Santos, na altura do número 262, no Chico de Paula, em Santos, tem reclamado de um problema que já é frequente: um vazamento de esgoto que toma conta da calçada e enche até a rua.


Clique, assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe centenas de benefícios!


Duas funcionárias de uma empresa próxima ao local do vazamento enviaram fotos para A Tribuna e relataram que o local possui um cheiro insuportável de esgoto devido ao vazamento, que já ocorre há mais de duas semanas.


"O estado da rua está um caos. Já acionamos alguns órgãos, mas até agora nada foi feito. As ruas estão podres, a água está parada e não escorre, quando tem sol fica um cheiro insuportável e ninguém consegue trabalhar direito. Quando a maré sobe, nós ainda somos obrigados a pisar nessa água, infelizmente", relata uma delas.


Elas relatam ainda que foram retirados da calçada antigos trailers da calçada, danificando-as e dificultando a passagem de pedestres. "Temos que dividir a rua com os caminhões, porque o estado das calçadas é precário. Nem dá para andar nelas. E o pior: é uma rua bastante movimentada".


A Prefeitura de Santos, em nota, afirmou que a Sabesp, responsável pela obra, já foi acionada. Além disso, a Administração afirma que "vai acompanhar a vistoria que técnicos da concessionária realizarão no local para avaliação da extensão do problema e sua devida resolução".


Em nota, a Sabesp informa que há uma equipe técnica na via realizando desobstrução da tubulação coletora dos esgotos, entupida neste trecho, e que o serviço deve ser concluído ainda nesta terça-feira (9). A companhia reforça que o sistema depende do uso correto das redes, que devem receber apenas os esgotos.


"Materiais como cabelo, bitucas de cigarro, fio dental, absorventes, preservativos, embalagens plásticas, pedaços de pano, óleo de cozinha e restos de comida, são os principais responsáveis pelo entupimento das tubulações e frequentemente são retirados das redes coletoras e das grades e peneiras existentes", finaliza a empresa.


Logo A Tribuna