Reformada, base do Samu entra em funcionamento em Santos

Unidade atende a Zona Leste da cidade, região com mais de 50 mil habitantes

Por: ATribuna.com.br  -  14/07/22  -  18:24
Atualizado em 14/07/22 - 23:16
A nova unidade fica na Praça do Rebouças, na Ponta da Praia
A nova unidade fica na Praça do Rebouças, na Ponta da Praia   Foto: Alex Ferraz/AT

A reforma da base do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) na Ponta da Praia, em Santos, foi entregue na manhã desta quinta-feira (14), na Praça José Rebouças. O custo foi de R$ 80 mil.

Realizada pela Prefeitura, a adequação incluiu adaptações na garagem, reforma no telhado, intervenções nas partes elétrica e hidráulica e pintura. Equipada com dois aparelhos de ar-condicionado, a unidade também tem um dormitório, sala de descanso, cozinha e banheiro, atendendo às normas do Ministério da Saúde.


Clique, assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe centenas de benefícios


A base conta com uma viatura de suporte básico de vida, operada por um técnico de enfermagem e um condutor socorrista, e se localiza na área externa do Complexo Esportivo e Recreativo Rebouças, por onde passam cerca de 3.500 pessoas mensalmente. Outras nove unidades do Samu estão distribuídas pelas demais regiões do Município (veja abaixo).


Chefe do Departamento de Atenção Pré-Hospitalar e Hospitalar (Daphos) da Secretaria de Saúde de Santos, Luiz Carlos Espíndola Junior afirma que o funcionamento do posto terá como resultado manter e diminuir o tempo médio de 6 minutos e 56 segundos registrados em 95% dos atendimentos emergenciais, nos quais há risco iminente de morte - o padrão para este tipo de atendimento é de até 15 minutos. "Esta é uma região importante da Cidade que não estava com cobertura adequada. O objetivo é sempre diminuir o tempo de resposta nos atendimentos".


Logo A Tribuna