Pedestres temem acidentes graves em cruzamento no Gonzaga em Santos

Alta velocidade e sinalização prejudicada são algumas das reclamações dos moradores

Por: Júnior Batista  -  29/07/22  -  08:02
As faixas de pedestres estão quase apagadas em cruzamento no Gonzaga
As faixas de pedestres estão quase apagadas em cruzamento no Gonzaga   Foto: Alexsander Ferraz/AT

O cruzamento das ruas Euclides da Cunha e Alagoas, no Gonzaga, virou alvo de reclamações de moradores na hora de atravessar a pista: as faixas de pedestres estão quase apagadas, e um morador registrou queixa na Ouvidoria Pública Municipal por causa da alta velocidade dos carros.


Clique, assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe centenas de benefícios!


O aposentado Nelson Machado mora em um prédio na esquina. Ele relatou o problema para A Tribuna. Em carta, ele afirmou que a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) afirmou que atenderia a seu pedido de colocar uma lombada no local em 1º de abril deste ano, o que não ocorreu.


“É triste. Sempre vejo acidentes, e a sinalização aqui é precária, um perigo aos idosos que precisam transitar num local tão movimentado”, disse ele.


A Euclides da Cunha é uma das principais vias do bairro, situada entre o cruzamento com a Avenida Marechal Deodoro e a Avenida Bernardino de Campos (Canal 2).


Morador do bairro há quase 50 anos, o aposentado José Almeida, de 75, diz que o problema na travessia é de sinalização. “Não há placas de limite de velocidade, e as faixas estão quase apagadas. Esse é o maior problema”, diz.


O comerciante Francisco Pereira da Silva, de 79 anos, reclama de que “as faixas vivas não o são, porque você estende a mão para atravessar, e nenhum carro para”, diz ele sobre o local, que não tem semáforo.


CET responde

Em nota, a Prefeitura informou que a CET já elaborou projeto para uma lombada no cruzamento. A Prodesan instalará esse redutor de velocidade até 15 de agosto. Depois, a CET mudará a sinalização do trecho, com pintura de solo e instalação das placas.


Sobre o processo na Ouvidoria, a CET informa ter dado ao munícipe, apenas, prazo de elaboração do projeto para a lombada, não de execução da obra — agora, confirmada para a próxima quinzena.


A Prodesan instalará esse redutor de velocidade até 15 de agosto. Depois, a CET mudará a sinalização do trecho, com pintura de solo e instalação das placas.


Logo A Tribuna