Orla do Guaiúba, em Guarujá, deve receber revitalização total em até oito meses

Toda a faixa será refeita em mosaico português e Avenida Estrela do Mar terá pavimento que remete a um boulevard

Por: ATribuna.com.br  -  31/03/22  -  17:10
Atualizado em 31/03/22 - 22:17
Intervenções manterão a essência do bairro
Intervenções manterão a essência do bairro   Foto: Divulgação/Prefeitura de Guarujá

A orla do bairro Guaiúba, em Guarujá, passará por uma revitalização completa a fim de acomodar com mais conforto e segurança moradores e turistas. Já está aberto o processo licitatório de uma das obras mais importantes do bairro, que há anos aguarda por melhorias que possam valorizar ainda o local.


Clique, assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe centenas de benefícios!


Toda a orla, da rampa de embarcações até a extremidade do lado direito, será refeita em mosaico português, mantendo uma das maiores características do local. Para que a durabilidade seja maior, será feito um lastro de concreto abaixo do piso para dar firmeza e a pedra não soltar mais.


Como esse tipo de material não suporta o trânsito de automóveis, a Avenida Estrela do Mar, onde passam veículos, receberá um pavimento mais apropriado: o concreto intertravado. Para manter a natureza do bairro, não será colocado asfalto. Ainda será construída uma guia de cinco centímetros, ou seja, pouco rebaixada, para remeter a um boulevard e fazer com que os motoristas dirijam em baixa velocidade.


No local, ainda haverá um espaço de apoio para canoa havaiana e uma faixa para caminhada e atividades esportivas como patins, skate, entre outras. Vale ressaltar que as ruas não serão abertas para a praia e seguirão apenas para trânsito local, a fim de preservar a essência do Guaiúba.


Área de lazer

Na Praça Presidente Getúlio Vargas, também será realizada uma grande reforma para proporcionar para crianças e adultos uma área de lazer com atividades e contemplação da natureza. O espaço receberá um playground com brinquedos de madeira e piso emborrachado, drenante e colorido. Estarão à disposição balanço, escorregador, gangorra e uma pirâmide.


Haverá ainda acessibilidade completa, bicicletário, academia ao ar livre, área de jardins com mesas de piquenique totalmente refeitas e mesas de teqball (esporte que ganhou o mundo e é conhecido no Brasil como futmesa ou mesabol). O pergolado também será reformado. A fim de valorizar ainda mais o local no período da noite, postes tipo tulipa terão iluminação em LED.


Toda essa região receberá melhoria na drenagem, além de vegetação nova. O detalhe é que a Secretaria Municipal de Planejamento (Seplan) manteve o foco em espécies nativas baixas para que a vista da praia não seja comprometida. Serão plantadas Camarão, Primavera e Moréia, por exemplo.


Para as intervenções, a Prefeitura de Guarujá receberá o valor de R$ 5,2 milhões por meio de um repasse do Departamento de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios Turísticos (Dadetur), da Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo. O prazo é de oito meses de obras.


Logo A Tribuna