Moradores do Guarujá se preocupam com vala que alaga as residências

Bairro Santa Clara não possui sistema de esgoto, e a água das chuvas retorna para as casas

Por: ATribuna.com.br  -  31/10/21  -  13:26
 Moradores de Guarujá denunciam problemas em vala do bairro Santa Clara.
Moradores de Guarujá denunciam problemas em vala do bairro Santa Clara.   Foto: Arquivo Pessoal

Morando há oito anos na Vila Santa Clara, em Guarujá, o garçom Eduardo Constâncio, de 37 anos, tem se preocupado com a frequência das chuvas na Cidade nos últimos tempos. Tudo porque a Rua D, onde fica sua casa, não tem rede de esgoto e, quando o tempo vira, toda a água que cai na vala retorna pelos canos e alaga as residências, para desespero de toda a vizinhança.


Clique, assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe centenas de benefícios!


"Já perdemos sofá e mesa, está ficando cada vez pior. Postei nas redes sociais e falei com vereadores, sem sucesso. De três anos para cá, em especial, quando chove não dá para tomar banho nem usar o banheiro", explica Eduardo.


O garçom conta que o maior sonho dele e dos vizinhos é que o sistema de esgoto seja implantado na região para que os problemas diminuam. Mas, pelo fato de o local precisar passar por um processo de regularização fundiária para receber esse tipo de intervenção, a limpeza das valas no Santa Clara já ajudaria bastante.


Com a chegada do verão, a tendência é que aumente o volume das chuvas, o que preocupa Eduardo. "As chuvas de verão estão chegando e eu já não sei mais o que fazer", desabafa.


Em nota, a Sabesp afirmou que o local precisa, primeiro, passar por um processo de regularização fundiária e que atua junto à Prefeitura para planejar ações que "cumprem ao cronograma estabelecido em plano de investimento do contrato firmado para prestação dos serviços de saneamento".


Já a Prefeitura de Guarujá informou que realiza rotineiramente serviços de limpeza de valas na região, assim como em toda a cidade. A Administração ressalta ainda que o serviço foi realizado no Santa Clara no último dia 19 e que será feito novamente no próximo mês, e pede para que a população não faça descarte irregular de lixo para minimizar os transtornos no local.


Sobre o saneamento, a Prefeitura esclarece que, como a comunidade se formou em uma área de invasão, não é possível levar a rede de atendimento da Sabesp ao local.


Tudo sobre:
Logo A Tribuna