Moradora de São Vicente se revolta com descarte de lixo irregular na Vila São Jorge

Segundo ela, a Prefeitura limpa a área, mas, em seguida, sujam de novo e contribuem para alagamentos

Por: ATribuna.com.br  -  24/11/21  -  08:12
Descarte irregular já virou rotina na esquina da Rua Sinhá Junqueira.
Descarte irregular já virou rotina na esquina da Rua Sinhá Junqueira.   Foto: Arquivo Pessoal/Eliana Nascimento

Uma moradora se revoltou ao ver a esquina da Rua Sinhá Junqueira com a Avenida Antônio Emmerich, no bairro Vila São Jorge, em São Vicente, se transformar em um ponto irregular de descarte de lixo e entulho.


Clique, assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe centenas de benefícios!


A empregada doméstica Eliana Nascimento, de 41 anos, conta que o problema é recorrente e que munícipes descartam de tudo um pouco. "É um problema sério. A prefeitura vive limpando e, dias depois, as pessoas voltam a jogar lixo".


A moradora também explica que a situação interfere no dia a dia dos moradores da região, já que o lixo faz com que as ruas alaguem em dias de chuva.


"O problema é que quando chove e alaga tudo, os primeiros que reclamam são os que descartam lixo irregular".


O descarte não se concentra apenas no trecho citado pela munícipe. Ela afirma que outros pontos da região também viraram alvo de descarte irregular, como a linha vermelha. De acordo com ela, mesmo com as ações de limpeza da Prefeitura, o problema continua.


Denúncia... A Prefeitura de São Vicente explica que o descarte irregular é uma prática considerada crime, conforme Lei Complementar 618/10. Os munícipes podem denunciar anonimamente pelo telefone (13) 3569-2283.


Cata-treco... A Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas informa, ainda, oferecer o serviço de retirada de resíduos pelo Cata-Treco, que precisa ser agendado.


Para moradores da Área Insular o atendimento é feito de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h e das 13h às 17h, pelos telefones: (13) 3461-1096, 3464-1018 ou 3461-1105. Para quem mora na Área Continental o contato é o (13) 3566-6013, de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h30.


Pode ser agendada a remoção gratuita de até cinco sacos de entulho ou um metro cúbico de material conhecido como resíduo da construção civil (RCC), móveis e eletrodomésticos velhos. No caso de quantidades maiores, o munícipe deve contratar serviço particular de caçamba. A retirada pode ser feita em até cinco dias úteis.


Logo A Tribuna