Grupo 'invade' praça de São Vicente para fazer de casa e deixa moradores indignados no Beira Mar

Munícipes contam que as pessoas em situação de rua sujam o local, fazem fogueiras e penduram roupas em varal.

Por: Por ATribuna.com.br  -  19/04/21  -  09:45
   Moradores reclamam de problemas em praça no Bairro Beira Mar
Moradores reclamam de problemas em praça no Bairro Beira Mar   Foto: Arquivo Pessoal

Um grupo de mais de dez pessoas em situação de rua que 'invadiu' a Praça Cesário Bastos, no bairro Beira Mar, em São Vicente, tem gerado medo e indignação nos pedestres. Há mais de um mês, os moradores contam que tem avistado as pessoas utilizando o espaço como 'casa'. Por isso, pedem providências.


Clique e Assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe acesso completo ao Portal e dezenas de descontos em lojas, restaurantes e serviços!


Essa sugestão de reportagem foi feita pela internauta Liliana de Souza. Você também pode entrar em contato conosco via WhatsApp, pelo número (13) 9 9642 8222, ou pelo E-Mail, g1at@grupo-tribuna.com. Ao mandar sua mensagem, deixe seus dados completos, relate o problema ou a sugestão de pauta e anexe fotos e vídeos.


Liliana de Souza diz que o grupo se instalou no local e fazem de tudo por lá. "Fizeram uma moradia. Fazem comida, xixi, cocô e sexo. Fazem tudo", desabafa a moradora.


Por conta da situação, ela conta que deixou até de passar pelo local à noite, pois prefere evitar algum tipo de risco, como assaltos. A fonoaudióloga também diz que procurou uma equipe da prefeitura para pedir alguma providência, mas ainda não obteve retorno.


Além dos pedestres e moradores do entorno, a praça tem uma banca. Em conversa com parentes do dono, a munícipe diz que também está sendo difícil para os comerciantes conviver com a situação.


Ela e os moradores gostariam de providências para que o espaço possa ser destinado ao lazer novamente e que essas pessoas tenham auxílio da prefeitura para sair de lá.


O que diz a prefeitura


A Prefeitura de São Vicente, por meio da Secretaria de Assistência Social (Seas), informa que recebeu a denúncia no sábado (17) e ,desde então, as equipes estão realizando trabalhos constantes no local. Trata-se da Praça Cesário Bastos, onde há um quiosque.


A Seas ainda esclarece que a equipe de abordagem social tem promovido ações sistemáticas por toda a Cidade. Com um diálogo humanizado, a equipe tem cadastrado estes moradores e os orientado a buscar os abrigos municipais, com a possibilidade de serem reintegrados à sociedade e voltarem às suas cidades de origem.


Nestas abordagens, é oferecida a opção de encaminhamento ao Centro Pop – Centro de Atendimento Especializado de Assistência Social, onde é oferecido atendimento com assistentes sociais, alimentação, banho, roupas e kits de higiene. As ações são contínuas na Praça da Biquinha, Deck do Pescador, Praça 22 de janeiro e Praça Barão do Rio Branco.


Denúncias podem ser feitas de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h pelo telefone (13) 3467-9301 e pelo (13) 99782-2158 (24 horas).


Logo A Tribuna