Faixa Viva tem ações no Gonzaga em Santos

Campanha conscientiza condutores e pedestres sobre o respeito à prioridade de caminhantes na travessia

Por: ATribuna.com.br  -  29/07/21  -  21:03
 Faixa Viva tem ações na Avenida Ana Costa em Santos
Faixa Viva tem ações na Avenida Ana Costa em Santos   Foto: Isabela Carrari

Desde segunda-feira (26), os agentes da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET-Santos) estão orientando os pedestres nas faixas de travessia localizadas na Avenida Ana Costa entre as ruas Azevedo Sodré e Tolentino Filgueiras. A ação faz parte da campanha Faixa Viva.


Clique e Assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe acesso completo ao Portal e dezenas de descontos em lojas, restaurantes e serviços!


Apesar das condições adversas do tempo, na quarta-feira (28) também houve ação e o propositivo da campanha foi mais uma vez colocado em prática: conscientizar condutores e pedestres sobre o respeito à prioridade de caminhantes na travessia, em locais onde há faixa de segurança sem semáforo.


O técnico de suporte Hugo Santos considera muito importante a orientação contínua sobre os cuidados para travessia com segurança. “É algo muito necessário”. Procedente de Santa Catarina, a administradora Camila Lopes comenta que, no seu estado de origem, “ao ver o pedestre na calçada, o motorista já para. Aqui em Santos percebo que ainda há uma dificuldade nesse sentido. Por isso, é preciso mesmo promover a conscientização”.


Com o intuito de levar a iniciativa a um universo maior de pessoas, a Faixa Viva ganhou nova dinâmica, conciliando o período das ações ao de maior concentração de pedestres, para otimizar a orientação e a permanência por mais tempo num mesmo local. A agenda da campanha até o final do ano prevê o trabalho educativo nos principais corredores de tráfego, iniciando pela Ana Costa.


Nas ações educativas com o agente, o pedestre é orientado a pedir prioridade de passagem (com o braço estendido) e apenas iniciar a travessia quando os veículos efetivamente estiverem imobilizados. Já os condutores, são instruídos a parar o veículo ao perceberem o gesto do caminhante, de acordo com as condições de segurança observadas no momento da solicitação.


Logo A Tribuna