Cartão-postal de Santos, Gonzaga completa 133 anos de desenvolvimento

O local se mantém como um dos metros quadrados mais valorizados da Cidade

Por: ATribuna.com.br  -  21/06/22  -  10:24
Atualizado em 21/06/22 - 19:01
No coração do Gonzaga, a Praça da Independência inspira e respira história.
No coração do Gonzaga, a Praça da Independência inspira e respira história.   Foto: Divulgação

Um dos endereços mais concorridos e queridos dos santistas, o Gonzaga comemora 133 anos nesta terça-feira (21) sem perder o charme nem o glamour. Pelo contrário, se mantém como um dos metros quadrados mais valorizados da Cidade.


Clique, assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe centenas de benefícios!


O bairro se estende ao longo da orla, dos canais 2 (Avenida Bernardino de Campos) e 3 (Avenida Washington Luís), chegando à Avenida Francisco Glicério. É um dos pontos mais agitados e amados da Cidade. No coração do Gonzaga, a Praça da Independência inspira e respira história.


“O monumento foi construído para as comemorações do centenário da Independência do Brasil e por si só é histórico, transformando-se num patrimônio da Cidade. E, com isso, lá se vão mais 100 anos, estamos agora nas celebrações do Bicentenário”, ressalta o historiador da Fundação Arquivo e Memória de Santos (Fams), José Dionísio de Almeida.


O bairro é um ponto de lazer para os munícipes e referência para turistas, com hotéis, cinemas, clubes e uma infinidade de cafeterias, bares e restaurantes. Além de lojas, sim, muitas lojas espalhadas nos três shoppings, galerias e comércio de rua. São mais de 1,6 mil estabelecimentos instalados no bairro.


“É um bairro 24 horas, muito badalado, no qual as pessoas encontram de tudo. Tem comércio forte e diversificado; é onde muita gente sonha montar um estabelecimento", diz o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) Santos-Praia, Nicolau Obeidi.


História


A formação do bairro é de 1889, mas o 21 de junho ficou definido oficialmente na como data de aniversário apenas em 1967. O dia foi escolhido em alusão ao nascimento de Luís Antônio Gonzaga, dono do Bar do Gonzaga - famoso ponto de referência de circulação dos bondes no passado, próximo ao local no qual funcionava a Caixa Econômica Federal.


Tudo sobre:
Logo A Tribuna