Canal do Orquidário de Santos, no José Menino, passa por limpeza e capinação

Trabalho foi feito com cuidados especiais pela presença dos animais

Por: ATribuna.com.br  -  25/02/22  -  08:02
A limpeza representa a etapa final dos serviços de desobstrução
A limpeza representa a etapa final dos serviços de desobstrução   Foto: Divlgação/Prefeitura de Santos

Os serviços de limpeza manual e capinação nos taludes do canal interno do Orquidário, no José Menino, terminaram na terça-feira (22). Supervisionados pela Seserp (Secretaria de Serviços Públicos), os trabalhos duraram cinco dias e foram realizados por equipe da Prodesan.


Clique, assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe centenas de benefícios!


A limpeza do sistema do parque zoobotânico representa a etapa final dos serviços de desobstrução do canal da Alameda Barão de Penedo, realizados nos últimos dias 10, 19 e 21, de onde foram retirados 2.480 quilos de detritos, basicamente material flutuante e vegetação.


Cuidados especiais

Já no canal do Orquidário, foram retirados 4.800 quilos, entre lama, folhagens, galhos e detritos variados. O trabalho é exclusivamente manual e demanda cuidados e atenção maiores por parte dos funcionários, tendo em vista a presença de animais e aves soltos no parque.


“Não utilizamos maquinário, já que o barulho do motor causa incômodo e pode prejudicar a fauna”, explicou Alan Kardec Chagas de Araújo, assessor técnico do Deserp (Departamento de Serviços Públicos).


Todo o material retirado é ensacado para descarte posterior, evitando a deposição nas alamedas, o que poderia atrair a curiosidade dos animais e aves. A limpeza do canal interno é realizada pela Seserp a cada quatro meses, em média, antecipando-se esse prazo de acordo com as necessidades.


Logo A Tribuna