Canais da Zona Noroeste, em Santos, são limpos para evitar alagamento

Ação, segundo a Prefeitura, já teve resultados positivos nas chuvas dos últimos dias

Por: ATribuna.com.br  -  13/11/21  -  12:09
 Ação conjunta entre prefeitura e Ecovias efetuou a limpeza dos canais da região
Ação conjunta entre prefeitura e Ecovias efetuou a limpeza dos canais da região   Foto: Divulgação/PMS

Apesar das chuvas que ocorreram entre 15h da última quinta-feira (11) e 9h desta sexta (12), em Santos, não houve registro de alagamentos na Rua Ana Santos e na entrada da Cidade. O resultado positivo, segundo a Prefeitura, se deu por conta da remoção de lixo e material descartado irregularmente, desobstrução e limpeza dos canais das ruas Escritor Mário de Andrade e Aparecido Cabrera, ambas no Bairro Chico de Paula, e na Marginal da Via Anchieta.


Clique, assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe centenas de benefícios!


Embora a coordenadoria de Risco Natural e Tecnológico do Departamento de Proteção e Defesa Civil aponte que a chuva não tenha sido de grande intensidade, o secretário de Serviços Públicos (Seserp), Wagner Ramos, ressalta que o volume registrado já seria suficiente para a ocorrência de alagamentos em vários pontos do Chico de Paula.


Apesar de um trecho de 1 mil metros de canal estarem em área da Ecovias (são 1.400 metro de extensão ao todo), há uma parceria entre a Seserp e a concessionária para que a limpeza seja realizada mutuamente uma vez por semestre.


“O serviço de limpeza dos canais é feito regularmente pela secretaria. Mas era frequente a presença de água empoçada na Avenida Nossa Senhora de Fátima, sobretudo na confluência das ruas Ana Santos e Manoel Barbosa da Silveira, em decorrência da obstrução desses canais”, prosseguiu o secretário. Ele calcula que os três canais recebem água pluvial de uma bacia de 465.343m² da Zona Noroeste, área equivalente a aproximadamente 43 campos de futebol oficiais.


Com a parceria, a Ecovias destaca 10 operários para raspar e capinar o talude dos três canais, além de uma máquina escavadeira PC com braço de 12m de extensão, enquanto o Departamento de Serviços Públicos (Deserp, da Seserp) entra com mais 11 funcionários. “A retirada da vegetação e de uma parte do sedimento presente no canal da Rua Aparecido Cabrera já evitou que houvesse água pluvial represada em trechos da Ana Santos e na entrada da Cidade”, prosseguiu Alan Kardec Chagas de Araújo, assessor técnico do Deserp.


Também na terça, outra frente começou a limpeza no canal da Marginal Anchieta, que seguirá até a área em frente à Alemoa. Os dois canais ainda receberão um repasse de toda a extensão, trabalho que deverá estar concluído até o final deste mês.


O canal da Rua Escritor Mário de Andrade, onde o serviço de limpeza foi concluído no final do mês passado, recebe o volume da rede de drenagem do Chico de Paula, enquanto o da Rua Aparecido Cabreira capta o fluxo proveniente da bacia que envolve a Rua Ana Santos, Vila Haddad e proximidades.


Em andamento
No canal da Aparecido Cabrera, a vegetação dos taludes já foi removida, assim como parte do material assoreado, em serviço manual iniciado na terça-feira (9), com suporte de funcionários da Subprefeitura da Zona Noroeste (Sup-ZN). “Foram retirados pallets, galões e garrafas PET lançados irregularmente e o serviço de limpeza prossegue, agora com uma escavadeira PC com braço de 12 metros,” afirmou o assessor técnico do Deserp.


Logo A Tribuna