Associação José Martí mudará para o Gonzaga em Santos

Entidade passará a atender na Rua Sergipe, 15, e irá descentralizar sua biblioteca

Por: Redação  -  28/04/21  -  15:16
  Associação irá descentralizar sua biblioteca
Associação irá descentralizar sua biblioteca   Foto: Vanessa Rodrigues/AT

A Associação José Martí está de mudança. Impactada pela pandemia e o valor do aluguel do antigo espaço, a entidade passará a atender em breve na Rua Sergipe, 15, no Gonzaga, em Santos, e irá descentralizar sua biblioteca. Apesar disso, trabalha para manter as atividades on-line, preparando-se para retomar as ações presenciais quando possível.


Clique e Assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe acesso completo ao Portal e dezenas de descontos em lojas, restaurantes e serviços!


Fundada em abril de 2012, a associação faz parte do movimento nacional de solidariedade à Cuba. Ao longo dos anos, expandiu o campo de atuação e tornou-se ponto de referência de cultura e formação política.


“A falta de atividades presenciais é realmente um problema para nós. Além do mais, o aluguel foi reajustado pelos índices oficiais e ficou fora do nosso orçamento. Optamos por uma nova sede, com aluguel mais compatível com nossas atuais receitas”, afirma Gabriela Ortega, diretora da entidade.


Embora o novo local seja menor, a instituição continuará com a Livraria Célia Sanchez, o Cine Cuba e uma sala de reuniões. A biblioteca continuará à disposição, porém, a ideia é descentralizá-la.


“Ter outros pontos como na Alemoa, junto com a Biblioteca ABC Contêiner e Ocupação Bela Vista, onde já realizamos um trabalho junto à comunidade” .


Desde março de 2020 a associação realiza eventos apenas on-line. Ano passado, foram 68 atividades sobre diversos temas, inclusive o ciclo de debates com candidatos a prefeito e vereadores da região.


“Em 2021 já realizamos atividades on-line, como o lançamento do livro do crítico literário e poeta Flávio Amoreira sobre o Gilberto Mendes. Em março iniciamos junto com o MST (Movimento Sem Terra) e Fórum Popular da natureza a Jornada das Mulheres, que teve como foco principal a campanha de doação de alimentos e o atendimento às mulheres da periferia”, afirma Gabriela.


A entidade está precisando de apoio, seja com doações financeiras ou com novos membros associados.


A ajuda é fundamental para adequações na nova sede e expansão da biblioteca. Os interessados podem entrar em contato pela página do Facebook ou pelo email josemarti cultural@gmail.com.


Logo A Tribuna