Vacinação de trabalhadores do Porto de Santos supera marca de 9,5 mil

Ministério da Infraestrutura articula com a pasta da Saúde para a ampliação da imunização dos profissionais

Por: Fernanda Balbino  -  04/06/21  -  17:38
  Número de vacinados da primeira dose entre os portuários se aproxima de 10 mil
Número de vacinados da primeira dose entre os portuários se aproxima de 10 mil   Foto: Alexsander Ferraz/AT

Mais de 9,5 mil trabalhadores do Porto de Santos já tomaram a primeira dose da vacina contra a covid-19. A campanha segue neste sábado (5), com a vacinação de portuários em Santos e será retomada na próxima segunda, em Guarujá. Além disso, o Ministério da Infraestrutura articula com a pasta da Saúde para a ampliação da imunização dos profissionais que atuam no cais santista.


Clique e Assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe acesso completo ao Portal e dezenas de descontos em lojas, restaurantes e serviços!


Desde a última terça-feira (1º), trabalhadores avulsos, funcionários de terminais ou de órgãos federais envolvidos na operação portuária podem se vacinar de acordo com a idade. Porém, o setor empresarial se mobiliza para estender a imunização aos demais profissionais do Porto de Santos.


Agentes de navegação, vistoriadores e inspetores de navios, despachantes aduaneiros e fornecedores de itens de bordo estão na lista das categorias que ainda não foram contempladas. Em nota, o Ministério da Infraestrutura, informou que “segue acompanhamento os pedidos realizados pelas categorias”.


O órgão informa que foram recebidos diversos pedidos e eles foram repassados à pasta da Saúde “Até o momento, o que foi aprovado pelo Ministério da Saúde, dentro do Programa Nacional de Imunização (PNI), é a vacinação de portuários”.


Campanha segue


Até, agora, em Santos, foram vacinados 6.861 portuários. Nesta sexta (4), foram aplicadas 230 doses na cidade. Todos os trabalhadores tinham 40 e 44 anos.


Neste sábado (5), ainda podem se vacinar os trabalhadores com idades entre 35 e 39 anos e que atuam em órgãos federais ou na Autoridade Portuária de Santos (APS). A vacinação para este público segue no posto montado na sede estatal que administra o cais santista, na Avenida Conselheiro Rodrigues Alves s/nº, no Macuco.


O horário é das 9 às 15 horas. Para se vacinar, é preciso levar documento com foto e CPF.


O esquema de vacinação é feito com base em listas enviadas pela Autoridade Portuária, Órgão de Gestão de Mão de Obra (Ogmo) e Sindicato dos Operadores Portuários (Sopesp). O mesmo acontece em Guarujá.


De acordo com a Secretaria de Saúde da cidade que abriga a Margem Esquerda do complexo marítimo, foram aplicadas 2.683 doses destinadas ao grupo de portuários desde a última terça. A meta do município é vacinar 3 mil trabalhadores.


Por isso, continua na próxima segunda (7) a campanha de imunização dos portuários que estão com os nomes nas listas enviadas pelas empresas. A aplicação das doses acontece no Ginásio de Esportes Guaibê, que fica na Avenida Santos Dumont, 420, no bairro Santo Antônio.


O horário é das 8h às 16h e no drive thru, das 9h às 15h, de segunda à sexta-feira. No ato da vacinação, cada trabalhador deve apresentar documento com foto e CPF.


Logo A Tribuna