Tripulante com suspeita de coronavírus é removido de navio no Porto de Santos

Marítimo alemão, que estava a bordo do cargueiro Ouro do Brasil, aguarda resultado de exames em isolamento

Por: Fernanda Balbino  -  13/03/20  -  15:43
Tripulante foi desembarcado após o acionamento dos protocolos de contingência do coronavírus
Tripulante foi desembarcado após o acionamento dos protocolos de contingência do coronavírus   Foto: Alberto Marques/Arquivo/AT

Um tripulante do navio Ouro do Brasil, atracado no Porto de Santos, apresentou sintomas de coronavírus. O marítimo foi desembarcado e está em isolamento em um hospital de Santos. A informação foi confirmada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).


Segundo o órgão, o tripulante, que é alemão, foi desembarcado na quinta-feira (12), após o acionamento dos protocolos de contingência do coronavírus. O paciente aguarda o resultado de exames e, por enquanto, é considerado um caso suspeito da doença.


A Anvisa destaca que a recomendação de isolamento partiu do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs), do Governo do Estado. Procurada, a Secretaria Estadual de Saúde informou que não comenta casos suspeitos.


O navio Ouro do Brasil, de bandeira liberiana, veio ao Porto de Santos para o embarque de 11  toneladas suco de laranja. Antes de chegar ao cais santista, a embarcação passou pelo complexo portuário de Tampa, que fica na Flórida, nos Estados Unidos.


O país norte-americano já registrou 1.663 casos de coronavírus. Destes, 40 pessoas morreram em decorrência da doença.


Procurada, a Prefeitura de Santos não se posicionou até a publicação desta reportagem.


Logo A Tribuna