Trecho Norte do Rodoanel, que beneficiará o Porto de Santos, não terá praça de pedágio
Estimado em R$ 3 bilhões, empreendimento teve edital publicado nesta sexta (28) pelo Estado
A licitação do trecho Norte do Rodoanel Mario Covas já tem data marcada: 27 de abril, na B3, na Capital. O investimento estimado é de R$ 3 bilhões. Inclui a conclusão das obras e a operação de todo o trecho com um diferencial: a ausência de praças de pedágio e a tecnologia free flow (fluxo livre), que conta com uma calculadora de tarifa por quilômetro rodado.
O edital de licitação foi publicado nesta sexta-feira (28) pelo Governo do Estado. A concessão terá validade de 31 anos. Com o free flow, a expectativa é de que os tempos de viagem sejam reduzidos. Quando o veículo passar pelo pórtico, as câmeras com tecnologia OCR (Reconhecimento Ótico de Caracteres, na sigla em inglês) farão a leitura das placas frontais e traseiras
Em seguida, um escâner a laser fará a identificação e o dimensionamento dos veículos em tempo real, capturando as características como altura, largura, comprimento, trajeto e velocidade de carros, motos, ônibus e demais veículos.
As antenas de identificação e as câmeras de monitoramento vão complementar as informações, que são enviadas para um sistema central, responsável por receber e processar todos os dados. Os usuários que possuírem tags farão o pagamento automático. Os demais poderão pagar a tarifa posteriormente, de forma voluntária, em plataforma digital a ser instalada pela concessionária.
Licitação
A licitação do trecho Norte do Rodoanel será na modalidade concorrência internacional. Estão no pacote os serviços de ampliação, operação, manutenção e realização dos investimentos necessários para a exploração do sistema.
A empresa vencedora terá que concluir as obras físicas do trecho Norte e será responsável por administrar, operar e fazer a manutenção da via. A supervisão da operação ficará a cargo da Agência de Transportes do Estado de São Paulo (Artesp).
“Com as inovações dessa PPP, o Rodoanel Norte será a primeira rodovia exclusivamente free flow a entrar em operação no País. Isso garante uma justiça tarifária e gera ainda mais agilidade e conforto aos usuários”, explicou o secretário estadual de Logística e Transportes, João Octaviano Machado Neto.
A modelagem do edital ainda cita mecanismos contratuais e avanços tecnológicos, como a verificação de projetos por meio de empresa certificadora, a utilização de programa internacional de avaliação de estradas, o emprego de sistema de gerenciamento de obras e a utilização de lógica de pagamento por disponibilidade, que implica mitigação do risco de demanda.