Trabalhadores do Porto de Santos mantém planos de greve enquanto aguardam vacinação contra covid-19

Primeiras doses deveriam começar a ser distribuídas nesta terça: 'Se até dia 31 não tiver cronograma, a gente para'

Por: Fernanda Balbino  -  25/05/21  -  07:09
  Trabalhadores do Porto de Santos aguardam detalhes do Governo Federal para o início da imunização da categoria
Trabalhadores do Porto de Santos aguardam detalhes do Governo Federal para o início da imunização da categoria   Foto: Alexsander Ferraz/AT

Apesar do anúncio do ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, de que os portuários serão vacinados ainda nesta semana contra a covid-19, os trabalhadores do Porto de Santos mantém os planos de greve. O motivo é a falta de detalhes sobre a vacinação, já que tanto o Governo do Estado quanto a Prefeitura de Santos não têm informações de quando será iniciada a imunização da categoria, quantos receberão as doses e qual será o cronograma.


Clique e Assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe acesso completo ao Portal e dezenas de descontos em lojas, restaurantes e serviços!


No último domingo (23), Freitas gravou um áudio que foi encaminhado a trabalhadores portuários de todo o País. “As primeiras doses começarão a ser distribuídas (aos estados) nesta terça-feira (25) e, aí, teremos condições de dar início a essa vacinação”, destacou o ministro.


Porém, até esta segunda-feira (24), não houve o detalhamento sobre quando, como e quantos profissionais receberão as doses. A Prefeitura se limita a dizer que “aguarda o envio das doses e as orientações do Governo do Estado de São Paulo quanto à imunização dos trabalhadores portuários”. O governo estadual, por sua vez, informou que “o Programa Nacional de Imunização (PNI) do Ministério da Saúde sinalizou ao Estado de São Paulo que deve enviar vacinas para este público, ainda sem data definida, de acordo com a disponibilidade dos imunizantes”.


Nesta segunda (24), as entidades que compõem a Unidade Portuária se reuniram para discutir a questão. “Vamos manter a nossa programação. Temos assembleia dia 31. Se até essa data não tiver o cronograma, a gente para”, afirmou o presidente do Sindicato dos Empregados na Administração Portuária (Sindaport), Everandy Cirino dos Santos.


Neste momento, o que os portuários cobram são informações. “Fomos pegos de surpresa com a declaração do ministro. Mas falar qualquer um fala. Já foram feitos levantamentos, todo mundo está se preparando. Só falta a vacina e ninguém sabe de nada ainda”, afirmou o presidente do Sindaport.


A mesma opinião tem o presidente do Sindicato dos Estivadores de Santos e Região (Sindestiva), Bruno José dos Santos. “Nossa assembleia será na terça-feira, mas estamos na expectativa de que o governo consiga vacinar o pessoal”.


O ministro também anunciou a testagem de pessoas para a detecção da covid-19 em todos os portos e aeroportos do País. Porém, segundo a Autoridade Portuária de Santos, agora, isto não acontecerá no cais santista. Mas “a estratégia poderá ser alterada conforme a alteração do cenário”, destacou, em nota.


Logo A Tribuna