Trabalhadores do Porto de Santos entre 30 e 35 anos vacinam contra a Covid-19 nesta terça

Profissionais com mais de 36 anos e que não se vacinaram na semana passada também podem se imunizar; veja locais

Por: Fernanda Balbino  -  08/06/21  -  06:41
  Nova faixa etária de trabalhadores começam a ser imunizadas a partir desta segunda-feira
Nova faixa etária de trabalhadores começam a ser imunizadas a partir desta segunda-feira   Foto: Alexsander Ferraz/AT

Já são mais de 9,8 mil os trabalhadores do Porto de Santos imunizados contra a covid-19. Nesta terça (8), a vacinação segue para os portuários de 30 a 35 anos e também os que tem 36 anos ou mais e que não se vacinaram na semana anterior. Porém, ainda não há uma definição de quando outras categorias ligadas à atividade portuária serão imunizadas. Tudo depende do repasse de doses pelo Ministério da Saúde.


Clique e Assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe acesso completo ao Portal e dezenas de descontos em lojas, restaurantes e serviços!


Em Santos, trabalhadores avulsos com registro no Órgão Gestor de Mão de Obra (Ogmo) ou vinculados a terminais portuários devem ir ao Santos Convention Center, que fica na Praça Almirante Gago Coutinho, 29, na Ponta da Praia.


Doses da vacina de Oxford/AstraZeneca, remanescentes da vacinação deste público, serão utilizadas agora apara contemplar os trabalhadores de 30 a 35 anos e também os que tem 36 anos ou mais e que não se vacinaram na semana anterior.


Em Guarujá, a imunização também continua. Dos 3 mil portuários aptos a serem vacinados, 2.895 já estão imunizados.


Os trabalhadores que atuam na Margem Esquerda devem ir ao Ginásio de Esportes Guaibê, na Avenida Santos Dumont, 420, no bairro Santo Antônio. O horário é das 8 às 16 horas. Para quem preferir, a Prefeitura disponibilizou o drive thru, das 9 às 15 horas.


De acordo com a Prefeitura de Cubatão, a vacinação também continua nesta semana. Lá, foram oferecidas 48 doses, mas aqueles que ainda não imunizaram podem procurar o posto de vacinação no Parque Anilinas.


Ele funciona nos dias úteis, das 9 às 15 horas. O endereço é Avenida Nove de Abril, s/nº, no Centro.


Órgãos federais


Na sede da Autoridade Portuária de Santos (APS), a aplicação das doses terá como foco o grupo entre 31 e 35 anos que atua em órgãos federais. Porém, também poderão ser vacinados os listados nas faixas etárias anteriores, de 36 a 59 anos, que não conseguiram se vacinar na semana passada.


As doses são aplicadas pela Prefeitura de Santos. E o horário é das 9 às 15 horas.


Entre os servidores dos órgãos federais estão os da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), da Receita Federal, do Instituto Brasileiro de Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e da Vigilância Agropecuária Internacional (Vigiagro).


O que levar


Para se vacinar, o portuário precisa levar documento com foto e CPF. As secretarias municipais de Saúde montaram o esquema de vacinação com base em listas enviadas pela Autoridade Portuária, Ogmo e Sindicato dos Operadores Portuários (Sopesp). Só será vacinado quem estiver com o nome nas listas, que estarão disponíveis nos dois locais de vacinação.


Novas doses


Procurado, o Ministério da Saúde não respondeu aos questionamentos da Reportagem sobre a ampliação da imunização de trabalhadores que atuam no setor portuário contra a covid-19.


Já a pasta de Infraestrutura, que também garantiu a vacinação, mantém o posicionamento de que conversa com o Ministério da Saúde sobre a possibilidade de inclusão dos outros profissionais no Plano Nacional de Operacionalização da Vacina contra a covid-19 (PNO). “Até o momento, o que foi aprovado pelo Ministério da Saúde é a vacinação de portuários”.


Logo A Tribuna