Tecnologia 5G vai aumentar a produtividade no Porto de Santos, diz especialista
Segundo Ricardo Pupo, implantação deve ampliar a eficiência nos terminais
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A tecnologia 5G, deve ser implantada no Porto de Santos no segundo semestre deste ano, de acordo com a Santos Port Authority (SPA), e ampliar a possibilidade de soluções logísticas. O engenheiro de computação Ricardo Pupo Larguesa, especialista em tecnologia e logística portuária e colunista de A Tribuna, explica que a comunicação entre os terminais geralmente é feita por cabos, em sistemas organizados pela Autoridade Portuária. Mas, dentro do terminal, a 5G pode melhorar a operação em termos de eficiência, eficácia e competitividade.
“Hoje os terminais usam o wi-fi, que permite número limitado de equipamentos conectados simultaneamente na mesma antena, por volta de 30. A 5G permite milhares”, explica.
Como exemplo, o especialista cita o monitoramento de contêineres refrigerados. Atualmente, para fazer esse trabalho, é necessário instalar cabeamento, já que há quantidade muito grande de contêineres concentrados numa área pequena. Sem fio, só com 5G. “Mas não é só o 5G de rede privada estar disponível, precisa ser economicamente viável e vai chegar com preço alto”, ressalta.
Ricardo lembra que há exemplos de sucesso em soluções privadas de 5G, como nos portos de Zeebrugge e de Antuérpia, na Bélgica. “O 5G acompanha um conjunto de equipamentos habilitados para trabalhar com essa tecnologia. De cara, é um aumento de velocidade muito grande. Uma rede wi-fi em portos tem um problema muito sério: a incapacidade de lidar com roaming, que é um equipamento em movimento passar de uma antena para outra”.
Em movimento
Segundo ele, o wi-fi promove sinal para equipamentos estáticos. “Em um terminal portuário, você tem veículos transitando e nesse trânsito o sinal é muito instável, lento. Mas isso não acontece com redes celulares. A 5G vai aumentar a produtividade dos sistemas que operam nessa rede”.
Contêineres com dispositivos conectados a 5G permitem o registro de toda a operação em tempo real: o posicionamento no pátio, a entrega dele para uma carreta, o rastreamento da carga dentro do navio.
"A iniciativa da SPA (de implantar a 5G) permitiria a adoção de algumas soluções de ordem estruturantes, mais complexas. Antuérpia, na Bélgica, implantou rede 5G privada para fazer a comunicação corporativa, a comunicação com balsas e barcaças, porque muitos desses serviços são operados pela própria autoridade portuária”, afirma Ricardo.